Notícias

Moda é tema de palestra na Casa das Artes

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
11/03/2015 15h08

Ao longo do mês de março, a Casa das Artes (antigo IAP), da Fundação Cultural do Pará (FCP), oferece uma série de palestras para orientar quanto às novas categorias de Bolsas Artísticas oferecidas pela instituição.

Nesta quarta-feira, 11, das 15h às 17h, será realizada, no auditório da Casa das Artes, a primeira palestra sobre a elaboração de projetos voltados às novas categorias do Concurso de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015 da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Ela será voltada para artistas, profissionais e realizadores interessados em Moda. Para dar dicas e trocar experiências sobre o tema foram convidados: Fernando Hage, coordenador e professor de Moda da Unama; Grazi Ribeiro, professora de Moda da Faculdade Estácio/FAP; e Yorrana Maia, também professora de Moda da Unama.

Os profissionais convidados irão esclarecer dúvidas sobre os projetos que se encaixam nesta categoria, regras, procedimentos e itens primordiais que devem constar no dossiê de inscrição para o concurso de bolsas. A palestra será gratuita e de acesso livre. Não é necessário que a pessoa já possua um projeto pronto – ainda há tempo hábil para quem pensa em elaborar algo para concorrer. As inscrições para o concurso foram prorrogadas para o dia 22 de abril de 2015.

Segundo Graziela Ribeiro, que também atua como estilista e figurinista, o que ela, como convidada deste encontro pretende fazer, é orientar estudantes e profissionais da área sobre as possibilidades de pesquisa no campo da Moda. Falar sobre pesquisa criativa, pesquisa de tendência, pesquisa de mercado e, principalmente, a de experimentação.

“Quero ajudá-los a encontrar formas de como abordar moda associada à arte. Pode-se trabalhar, por exemplo, a relação da performance com o desfile de moda; essa coisa de usar tecido como suporte de uma expressão artística; o figurino, traje de cena. Queremos abrir vários campos para quem se interessar pela bolsa”.

Graziela comenta o que observa em relação aos profissionais que buscam formação na área. “Quando se entra na faculdade, se pensa de uma forma muito direcionada: ‘Vou ser estilista, desenhar, fazer roupa e vender'. Acho que essa coisa da pesquisa ainda é pouco pensada e desenvolvido em sala. É uma disciplina que ainda não é incluída nos cursos de graduação de Belém e talvez por isso ainda são pouco os alunos que se voltam para isso quando surge uma oportunidade, como as Bolsas Artísticas da Casa das Artes”, considera.

A palestra sobre Moda será a primeira de uma tríade. Na próxima segunda-feira, 16, será a vez do público interessado em Gastronomia. E na outra quarta-feira, 18, será para quem deseja elaborar projetos para a categoria Design.

Bolsas Artísticas 2015

O concurso oferece 30 bolsas no valor de R$ 18 mil cada, distribuídas igualmente entre as artes cênicas e musicais, plásticas e audiovisuais, literárias e de expressão de identidade, além de linguagens derivadas destas, como, moda, design, circo, gastronomia, entre outras. As inscrições são gratuitas e destinadas a artistas, estudantes e realizadores que atuem no Estado do Pará.

O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos, assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias e formas de pesquisa, está disponível no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br). A entrega dos documentos e da ficha de inscrição deve ser feita na Casa das Artes (Antigo IAP). Mais Informações: (91) 3202-4391.

Serviço:
Palestras de Orientação: Bolsas Artísticas 2015
Quando: Moda (11/03); Gastronomia (16/03); Design (18/03).
Horário: Sempre das 15h às 17h.
Onde: Auditório da Casa das Artes (antigo IAP)
Endereço: Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica – Nazaré)
Entrada franca.
Mais informações: (91) 3202-4391 (Ascom/FCP)