Para reforçar a presença da Amazônia nos mais diversos cenários, o “Amazônia Mapping em Realidade Virtual” promove a segunda leva de mostras audiovisuais na Casa das Artes, em Belém. O evento propõe uma experiência imersiva no metaverso com obras de artistas locais. O público está convidado a assistir a filmes em realidade virtual, de forma gratuita, de 17 a 24 de outubro, das 9 h às 17 h.
Apresentado como um desdobramento do Festival Amazônia Mapping, a mostra contará com 12 obras, que poderão ser assistidas com óculos de realidade virtual, interagindo com produções, performances artísticas, encontros entre música e imagem, e videomapping.
A realidade virtual é uma tecnologia que permite ao usuário experimentar um ambiente simulado, por meio de um headset (óculos de realidade virtual), que substitui a visão e a audição por imagens e sons gerados por computador.
A iniciativa oportuniza uma vivência inovadora para os espectadores, além de promover a arte, tecnologia e a cultura amazônica de forma inclusiva.
A mostra faz parte do ciclo de resultados do Edital Mergulho FCP 2023. O certame é mais uma forma de fomento ao audiovisual, realizado pela Fundação Cultural do Pará. As produções enfatizam a cultura local e são produzidas por diretores e artistas da região.