A Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) realiza a trigésima sétima edição do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”. Nesta quinta-feira (13) inicia a programação do XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, no Centur, às 18h. O evento é aberto ao público.
Este ano o concurso ocorrerá do dia 13 a 27 de junho, serão 15 dias de apresentações com 130 quadrilhas adultas e 15 mirins. Além de 50 misses da diversidade, que farão sua performance no dia 28 de junho. De 13 a 30 no prédio do Centur ocorrerão as apresentações de grupos de Folguedos Juninos e show com artistas paraenses.
Na primeira noite de apresentação, quem estreia na Praça do Povo são os integrantes da quadrilha “Explosão Junina de Paragominas”. A primeira noite de apresentação encerra com a “Império Abaeteuaras”, do município de Abaetetuba. No dia de Santo Antônio, 13 de junho, nove grupos de quadrilhas adultas vão se apresentar. Das quadrilhas mirins, quem abre a noite é o grupo “Os Pipoquinhas na Roça”, de Belém; e o evento encerra com a quadrilha “Mistura Fina”, do município de Bujaru.
O certame premia profissionais atuantes nas seguintes linguagens culturais: quadrilha junina (adulto e mirim); misses (caipira, simpatia, morena cheirosa e caipira da diversidade); marcadores; coreógrafos; e estilistas.
Durante o Arraial de Todos os Santos podem ser vistas, gratuitamente, as diversas manifestações culturais, de diferentes segmentos e áreas de integração do Estado, promovendo a valorização da cultura de todo o território paraense.
A expectativa é que mais de 200 mil pessoas celebrem os santos juninos nos cinco prédios da Fundação Cultural do Pará: Centur, Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes e teatro Waldemar Henrique.
Porta-voz: Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP)