Este ano, o Auto Junino da Fundação Cultural do Pará completa 33 anos de história e promete uma celebração inesquecível com a participação de cerca de 200 integrantes. A montagem de 2024 traz a temática "Uma história junina de Chico e Catirina", um clássico do folclore brasileiro, reinterpretado por crianças e adolescentes das oficinas de Iniciação Artística.
Na trama, Chico, um vaqueiro, e sua esposa Catirina se veem em apuros ao tentar salvar um boi muito estimado pelo patrão. A narrativa se desenrola em meio às festividades juninas, explorando elementos tradicionais como o dia e a noite, sempre contados e encenados pelos jovens talentos do Curro Velho.
O coordenador Jorge Cunha explica que a preparação para o Auto Junino envolve uma série de oficinas realizadas aos finais de semana. "As oficinas preparatórias acontecem aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h. Nesse processo, temos os ensaios que já começam durante as oficinas, com laboratórios de teatro, dança, flauta e percussão. Temos cinco turmas de dança, uma de teatro, uma de flauta e uma de percussão. Inicialmente, cada grupo ensaia separado, mais adiante todos se juntam para os ensaios gerais", detalha.
O projeto inclui também a participação de pais e responsáveis. "Temos um grupo específico para os pais, que são majoritariamente mães e avós. Elas participam de uma oficina de dança com um instrutor dedicado", acrescenta Cunha.
Além de celebrar a cultura popular, o espetáculo deste ano traz uma perspectiva nova: a relação dos jovens com a tecnologia. "Trazemos à tona discussões sobre como a tecnologia se integra à cultura popular. No espetáculo, um grupo de colegas está contando a história de Catirina e, em certo momento, percebe que um dos alunos não consegue se desligar do celular. Isso gera uma reflexão sobre as múltiplas formas de vivenciar a cultura além das telas", comenta Cunha.
As apresentações do Auto Junino estão marcadas para os dias 28, 29 e 30 de junho, no anfiteatro do Curro Velho. Nos dias 26 e 27, ocorrerão a passagem de som e marcação de palco, e no dia 27, o ensaio geral. O coordenador continua: "Será um evento aberto e gratuito para toda a família, com feira de comidas e bebidas típicas, artesanato e shows musicais, um cultural completo para toda a família".