Notícias

Casa das Artes realiza roda de cinema sobre o cineasta russo Andrei Tarkovski

O projeto é mensal e realizado em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC)
Por Helena Saria (ASCOM)
28/05/2024 09h11 - Atualizada em em 28/05/2024 10h01

Na próxima quarta-feira, 29, a Casa das Artes será palco de um evento imperdível para os amantes do cinema: o projeto Roda de Cinema em homenagem ao aniversário do icônico cineasta russo Andrei Tarkovski. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP) em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), e será realizada na Sala de Oficinas 24. A entrada é gratuita.

Andrei Tarkovski é reconhecido como uma das maiores referências do cinema russo, sendo considerado o mais influente cineasta do país depois de Serguei Eisenstein. Seus filmes são regularmente listados entre os melhores da história do cinema, tendo influenciado profundamente diretores renomados como Christopher Nolan, Guillermo del Toro, Krzysztof Kieślowski e Lars von Trier. Tarkovski não só revolucionou a sétima arte com sua abordagem poética e filosófica, mas também deixou um legado indelével que continua a inspirar cineastas e espectadores ao redor do mundo.

O evento contará com a presença de dois especialistas: Marco Antonio Moreira, coordenador do CEC, e Ricardo Evandro Martins, Professor da UFPA. Moreira, que coordena a roda de cinema em parceria com a Casa das Artes, compartilhou sua motivação para a homenagem deste mês: “A roda de cinema é uma ação cultural que eu faço pelo menos uma vez por mês em parceria com a Casa das Artes. Esse mês estamos fazendo uma homenagem a Andrei Tarkovski, que faria 92 anos agora, dia 4 de abril desse ano, e a obra dele é cada vez mais importante, mais expressiva e mais necessária no cinema. Então, a ideia é falar sobre a vida e a obra dele. Vamos falar sobre a obra do Tarkovski, o relato da poesia - já que ele também era poeta e escritor; citar filmes, pensamentos, reflexões, compartilhar isso com o público. É uma homenagem a esse grande diretor do cinema mundial”, detalha.