Laboratório "Poéticas de dança para tela" na Casa das Artes: uma jornada de experimentação e reflexão sobre o mundo da videodança

Curso será oferecido na modalidade híbrida, com 25 vagas para outras regiões do estado
Por Helena Saria (ASCOM)
24/05/2024 09h52 - Atualizada em em 24/05/2024 10h02

O NAAC - Núcleo de Audiovisual em Artes Cênicas da Casa das Artes promove o laboratório em videodança "Poéticas de dança para tela", na modalidade híbrida, com participação presencial para participantes da região metropolitana, e online (via Google Meet) para participantes de outras regiões do estado. Com 25 vagas disponíveis para cada modalidade, a atividade será realizada de 17 a 22 de junho. As inscrições estão abertas de 24 de maio a 10 de junho, e podem ser feitas através deste link.

Durante seis dias, os/as participantes terão a oportunidade de mergulhar no universo da videodança, explorando aspectos teóricos, estéticos e práticos dessa forma de expressão artística. Sob a orientação dos experientes instrutores Lilian Graça e Leonel Brum, os/as participantes serão guiados/as por uma rica metodologia que inclui aulas expositivas, experimentações práticas, debates e visualização de videodanças.

O conteúdo programático abrange desde aspectos históricos e estéticos da videodança até questões mais técnicas, como técnicas de gravação e edição. Além disso, o laboratório oferecerá uma introdução aos estudos da percepção na videodança, explorando conceitos como empatia estética, percepção, imersão e visualidade háptica.

Destinado a artistas, pesquisadores/as, professores/as e técnicos das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música e outras artes, o laboratório visa aprofundar o conhecimento e estimular a criatividade nesse campo em constante evolução.

A instrutora Liliane Graça explica que o objetivo do curso é proporcionar conhecimentos práticos e teóricos sobre videodança e as relações de convergência entre a dança e o audiovisual, permitindo que os participantes desenvolvam suas práticas artísticas e despertem interesse em aprofundar-se nesse campo. "Nossa expectativa é transmitir acesso a ferramentas críticas e estéticas para a elaboração de obras que reflitam e proporcionem uma relação dialógica, que constitui o trabalho no encontro entre a dança e o audiovisual. Para isso, o laboratório oferece metodologias variadas, desde apresentações teóricas sobre a conceituação do campo da videodança, visualizações de obras e momentos de reflexão com conversas em grupo, até experimentações práticas e a construção de um processo de criação, culminando na elaboração e apresentação de uma obra", detalha.

Já o instrutor Leonel Brum explicou que a parte da manhã é voltada para as questões teóricas. “Claro que a gente também vai fazer algumas experimentações", explica ele, enfatizando a abordagem híbrida do laboratório, que inclui uma parte virtual. Durante as sessões teóricas, os participantes podem acompanhar online e realizar exercícios práticos fora do horário das aulas, como na parte da tarde ou à noite. Presencialmente, as atividades práticas são mais intensivas, mas os participantes online não ficarão desassistidos, pois também receberão exercícios para desenvolver em outros horários.

É imprescindível que os/as participantes tragam seu próprio equipamento de filmagem, seja celular, câmera ou outro dispositivo, para melhor aproveitamento das atividades práticas.

Serviço:

Evento: Laboratório "Poéticas de dança para tela"

Local: Casa das Artes

Período de Inscrição: 24 de maio a 10 de junho