Em alusão ao Dia Nacional Do Choro, comemorado na terça-feira (23), a Casa das Artes realizou um evento gratuito. A “Roda de Choro” contou com a apresentação de professores e alunos do projeto “Choro do Pará”, além da presença de Gilson Rodrigues e outros artistas.
“Nesta noite comemoramos os 127 anos do patrono do Choro, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. Com essa programação não celebramos apenas o artista, mas também o gênero musical, a arte e o choro no Pará”, destacou Paulo Moura, coordenador de Linguagem Musical da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP).
O “Choro do Pará” é um projeto que foi idealizado através de um whorkshop que possui o intuito de aumentar a visibilidade do estilo musical e trazer novos músicos para compor a sinfonia do “choro”.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará com a FCP e realiza de maneira gratuita quatro módulos por ano. As oficinas promovem aulas direcionadas a instrumentos, como: violão, cavaquinho, percussão e outros.
“Hoje eu tive um dia cansativo, mas vim prestigiar o evento pois gosto muito do estilo do “choro”. Fiquei encantada com tudo, embora eu não saiba tocar instrumentos, admiro bastante essa arte”, disse Larissa Vieira, que estava entre a plateia que prestigiou o evento.
“Pixinguinha foi o pai dos chorões, produzindo músicas para crianças, adolescentes e adultos. A alegria do pessoal e a interação do público foram as coisas que mais me encantaram nesta noite que celebrou o Choro em clima de festa”, contou Gilson Rodrigues, fundador da “Casa do Gilson”, espaço em Belém dedicado ao gênero musical.