O Brasil é o país convidado de honra pela terceira vez na 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), de 17 de abril a 2 de maio, e entre as diversas atividades, em paralelo, ocorre o Encontro Internacional de Bibliotecários; com o tema " Pensando no papel das aquisições, os serviços e os públicos", os participantes do evento conheceram durante uma mesa redonda as ações do projeto "Leitura Por Todo o Pará", desenvolvido nas 12 Regiões de Integração do Estado.
"É uma experiência fantástica, uma oportunidade única de falar um pouquinho do programa Leitura por Todo Pará, especificamente do nosso Edital de Cessão de Obras de autores paraenses que contêm as bibliotecas públicas, escolares, prisionais e hospitalares. Eles ficaram impressionados com o investimento que é feito na compra de livros por meio das emendas parlamentares. A nossa apresentação foi bem proveitosa aqui", avaliou Marinilde Barbosa, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará da Fundação Cultural do Estado do Pará que representa a instituição e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/MINC, no evento.
Na oportunidade, foi feita a doação de um kit simbólico, com obras autores paraenses para Biblioteca Nacional da Colômbia. "A Feira Internacional do Livro de Bogotá é um importante evento do gênero e ter esse espaço para mostrar o programa 'Leitura Por Todo Pará' para outros países amazônicos é validar que através de editais conseguimos construir políticas públicas que estimulam a cultura do nosso Estado. A feira também é uma importante ocasião para a divulgação da cultura e da produção literária brasileira", avalia Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará.
O tema da Feira, "Ler a natureza", propõe um debate fundamental sobre cultura, leitura e meio ambiente, pauta central na agenda contemporânea e de interesse estratégico tanto para o Brasil quanto para a Colômbia. "A escolha foi pautada na questão do Pará ser um estado que representa a Amazônia também. Nós somos o Brasil país homenageado da feira e foi construído uma agenda com relação a questão da biodiversidade, a questão amazônica mesmo", explicou Marina Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
“Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural” - o programa é um conjunto de ações na área do livro, leitura literatura e bibliotecas, promovendo atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura, incluindo workshop de mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, interação entre autor e público leitor, programações culturais e cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares.
A iniciativa é inédita no Estado, com o maior investimento em prol da literatura paraense da história. Dentro do programa, a FCP lançou o Edital de Chamamento Público nº 08/2022 para a cessão de uso de livros de autores paraenses para bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – SEBP; bibliotecas escolares (rede pública de ensino); bibliotecas hospitalares (rede pública de saúde) e bibliotecas prisionais.