Casa das Artes promove o Projeto Ciclos Curatoriais com foco na Prática Curatorial e Processos de Criação em Contexto de Partilha

Por Helena Saria (ASCOM)
10/04/2024 11h07 - Atualizada em em 10/04/2024 11h09

A Coordenação de Audiovisual e Artes Visuais da Casa das Artes anuncia mais uma iniciativa para a comunidade artística: no 11 de abril, das 19h às 21h, será realizado o evento "Ciclos Curatoriais: A Prática Curatorial e os Processos de Criação em Contexto de Partilha", com Camila Fialho e Natacha Barros. O evento será pautado numa reflexão sobre a prática curatorial e os processos de criação em um contexto colaborativo.

Camila Fialho vai trazer sua experiência na prática curatorial para compartilhar insights, ao explorar desafios e oportunidades presentes na curadoria processual, bem como nos processos de criação em um contexto de partilha. Camila levará os participantes numa jornada que inclui desde grupos de estudos e laboratórios experimentais de criação até programas de residências artísticas e processos seletivos de obras ainda em concepção.

Fialho explica que no vasto campo daquilo que pode ser a prática curatorial, o que interessa é esse eixo da curadoria que a palestrante costuma denominar processual, que se dá no diálogo, e não a partir de obras prontas, mas obras em devir. “Me interesso especialmente pelos processos de criação, especialmente aqueles que se dão em contextos de partilha, espaços propícios às trocas e às contaminações entre práticas poéticas e ideias. Gosto de trabalhar com esses contextos como alavancadores de criações e obras que ainda não existem”, explica.

Sobre a Casa das Artes, Camila considera que é um potente espaço de troca e formação. “Acho que não apenas para novos artistas, mas todos aqueles que querem aprofundar questões mais específicas em função dos cursos e palestras que a casa propõe. Já frequentei muitos cursos e continuo a frequentar sempre que possível”, conclui.

Natacha Barros, com sua expertise em design, vai contribuir com uma visão sobre a prática curatorial. Relatando suas experiências como curadora na Galeria de Arte Vitória Barros, em Marabá, Natacha vai abordar a integração entre sua formação em design e sua atuação curatorial. Destacará a sistematização dos processos internos da instituição, a criação de programas inovadores como o Galeria Aberta e projetos impactantes como o Mostra Fotográfica VER-A-CIDADE Marabá.

Barros explica que a Galeria de Arte em que trabalhou é um espaço colaborativo que se organiza mais como espaço cultural do que como se espera de uma Galeria de arte particular. “Nesse envolvimento de 8 anos, o design foi importante para promover processos internos de gestão e comunicação, culminando em um livro que relata os 20 anos de existência da instituição, trazendo próximo ao público o acervo e algumas histórias. Livro esse que será lançado dia 26 de abril em Marabá, na abertura da tradicional Mostra Fotográfica Ver-a-Cidade Marabá edição 14”, conclui.

Durante o evento, serão abordados temas essenciais para uma compreensão abrangente da prática curatorial e dos processos de criação em um contexto de partilha. Entre os tópicos em destaque estão: Curadoria, Curadoria Processual, Prática Curatorial, Processos de Criação e Contexto de Partilha. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Serviço

Evento: “A prática curatorial e os processos de criação em contexto de partilha”

Dia: 11 de abril

Hora: das 19h às 21h