Notícias

"Aguar O Tempo", do grupo In Bust será apresentado na Casa das Artes

O grupo foi contemplado com o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura pelo espetáculo
Por Elisângela Soares (ASCOM)
09/04/2024 10h13 - Atualizada em em 10/04/2024 09h23

A relação com as ancestralidades é o DNA do espetáculo "Aguar O Tempo" da Cia In Bust de Teatro com Bonecos, que será apresentado, no sábado (13), às 19h, na Casa das Artes, em Belém. A apresentação faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Teatro e é gratuita.

"Aguar o Tempo" traz uma relação com as ancestralidades amazônidas, com as ancestralidades de cada ator em cena. O espetáculo é a criação de um território-tempo ficcional e poético, por meio de sons, objetos, máscaras e bonecos. Em uma noite imaginária, todas as pessoas participantes do espetáculo se reúnem em roda para um encontro com as memórias que submergem e emergem entre o passado e o futuro e atravessam o território cada vez que forem vivenciadas. Para Cristina Costa, produtora do In Bust, "Aguar o Tempo" é uma síntese de toda a trajetória de mais de 25 anos que o grupo tem no teatro com bonecos.

"Aguar o Tempo" é conduzido por quatro atores dentro da roda: Adriana Cruz, Anibal Pacha, Cincinato Jr e Paulo Ricardo Nascimento, e uma em torno: Cris Costa. Cada um traz depoimentos para narrar aos participantes, movidos pelo desejo de compreender acontecimentos no território-tempo, sobre os seres que o habitam e caminham no passado e no futuro. O espetáculo é a última criação do grupo e promove uma atmosfera de encontro com as ancestralidades ali presentes, em cena, e toda a ancestralidade do grupo. "Onde é possível identificar, através das sequências de histórias e da forma como essas histórias estão sendo contadas. Como o boneco ou o objeto, às vezes, assume uma função dramatúrgica dentro da encenação. Então, ele é a criação de uma roda imaginária onde sequências de histórias vão sendo contadas", descreve Cristina.
O grupo, que foi contemplado com o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura pelo espetáculo, pesquisa a linguagem do teatro de animação em Belém desde 1996,tendo como sede de trabalho e pesquisa, o Casarão do Boneco. "A premiação é um aporte financeiro que faz com que uma companhia, como a In Bust, consiga dar continuidade do trabalho deles de pesquisa no teatro. Eles são referência, eles são referência nacional, inclusive, de teatro com bonecos e já viajaram pelo projeto Palco Giratório e são poucas as companhias que viajaram do Pará, no projeto, e acredito que esse espetáculo é um espetáculo que merece, sem dúvida alguma essa projeção", diz Danilo Bracchi, Coordenador de Artes Cênicas e Musicais da Fundação Cultural do Pará.

 

Serviço: "Aguar O Tempo", da Cia In Bust de Teatro com Bonecos
Data: 13 de abril
Horário: 19h 
Local: Casa das Artes
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236
Entrada Gratuita