Notícias

Saída das Palhaças: Casa das Artes celebra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo

Ação de rua promovida pela Fundação Cultural do Pará traz arte e alegria para as ruas da capital
Por Helena Saria (ASCOM)
25/03/2024 22h02

Na próxima quarta-feira, 27, a Fundação Cultural do Pará, através da Casa das Artes, se prepara para comemorar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo com o cortejo "Saída das Palhaças". O evento, que terá início às 10h na Casa das Artes, no bairro de Nazaré, promete espalhar arte pelas ruas do entorno da Casa, culminando em intervenções artísticas na sede da FCP.

Danilo Bracchi, gerente de linguagens cênicas da FCP, compartilha a construção do evento: "Foi um convite que fizemos para diversos artistas, inclusive  premiadas em editais da Fundação, como Priscilla Romana e as Preciosas Ridículas, para celebrarmos juntos este dia especial. A ideia é reunir palhaças e palhaços, malabaristas, mágicos e outros artistas circenses para um encontro na Casa das Artes, seguido por um cortejo até a FCP. Será uma celebração repleta de parcerias e talentos".

Romana Melo, integrante do Grupo Palhaços Trovadores, destaca a importância da data: "O dia 27 de março é significativo, pois marca tanto o Dia do Circo quanto o Dia do Teatro. É uma oportunidade para celebrarmos através da arte, levando alegria e descontração às ruas e à sede da FCP. Estamos ansiosas para compartilhar nossa arte com todos". Com a participação de talentosos artistas e a energia contagiante das palhaças circenses, o cortejo "Saída das Palhaças" promete encantar, reafirmando o poder transformador da arte na vida das pessoas. 

“É uma enorme alegria comemorar o dia nacional do circo e dia mundial do teatro com esse ato, junto com esses artistas maravilhosos. É mais uma forma de afirmar nossa arte aqui na cidade e no nosso estado, que esse ato é mais uma forma de de uma interação com a  sociedade pra essa arte milenar. Estou muito feliz em me juntar com esse coletivo pra essa manhã brincante”, conta Gabrielly Alcântara, participante do ato e também contemplada no Edital de Incentivo à Arte e à Cultura da FCP.


A Fundação Cultural do Pará continua desempenhando um papel fundamental na difusão e promoção da arte e da cultura no estado do Pará. Através de iniciativas como o cortejo "Saída das Palhaças", a FCP demonstra seu compromisso em proporcionar acesso à arte de forma inclusiva e envolvente. Ao celebrar datas como o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, a instituição não apenas enriquece a vida cultural da cidade, mas também fortalece os laços entre artistas e espectadores. 


Serviço:

Evento: Saída das Palhaças

Local: Casa das Artes

Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236

Horário: 10h

Entrada franca