Notícias

Biblioteca Pública Arthur Vianna completa 153 anos com oficinas, palestras, cinema e novidades

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
15/03/2024 14h38

A Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV), localizada no Centur, em Belém, está realizando diversas atividades nos espaços da instituição em comemoração ao seu aniversário de 153 anos, que acontece no dia 25 de março. Entre oficinas, palestras e sessões de cinema, a BPAV ainda conta com duas novidades para este mês. Os eventos atendem a todos os públicos. Confira os detalhes no final da reportagem.

Socorro Baia, coordenadora da Biblioteca Pública Arthur Vianna, fala sobre as programações regulares da BPAV. “Temos ampliado as atividades culturais de promoção da leitura para os diversos públicos por meio de projetos que aproximem o leitor do nosso espaço, como o Múltiplas Visões, Sonoridades, Literatura para Gente Miúda, Bibliotecas Transformadoras, Ilustra, entre outros”, disse.

Oficinas - O projeto infantil “Literatura para Gente Miúda em Verso e Prosa”, que acontece todas às terças-feiras do mês de março, tem mais uma edição no próximo dia 19. O objetivo é fomentar a vivência fora das telas – exemplos de tablets, smartphones e computadores -, criando um espaço de lazer não só para as crianças, mas também para seus familiares.

O “Múltiplas Visões” lança o “Curso Prático de NVDA (Software Leitor de Telas)”. As aulas ocorrerão a partir do próximo dia 18 e seguirão até 24 de abril, todas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. O curso acontece no Espaço Maker, que fica no 2º andar da BPAV. A oficina é focada para pessoas com deficiência visual que queiram aprender sobre o uso das tecnologias assistivas. São ofertadas 10 vagas, com inscrições no local.

Além disso, a “Oficina de Arte no Vinil” vem com a sua primeira edição do ano do dia 18 a 22 de março, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Gibiteca, localizada no 3° andar do Centur. O curso tem como objetivo aproveitar discos de vinis que estão fora de uso. Jin Barreto, grafiteiro autodidata e educador social, ministrará a oficina. As inscrições acontecem no local, na hora da aula.

As escolas e professores podem participar das oficinas entrando em contato pelo número (91) 3284-9030 ou através do email cbpav@fcp.pa.gov.br

Palestras - Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia Amazônico (Acessar) e o Instituto José Álvares Azevedo, o projeto “Múltiplas Visões” fará uma palestra sobre a acessibilidade e inclusão, com abordagens e atendimento às pessoas com deficiências nos espaços culturais e educacionais. A conversa será no dia 26 de março, a partir das 14h. O público-alvo são os educadores, agentes culturais e pessoas com deficiência. O mediador será Dailton Conceição.

Cinema - No próximo dia 22, inicia mais uma edição do projeto “Cine Clube Arthur Vianna”, que tem como tema desse mês “Bibliotecas como espaço de transformação”. O filme que será exibido é “O Menino que Descobriu o Vento”. Já o “Cine Arthur” exibirá o longa-metragem “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”. As sessões ocorrem no auditório Aloysio Chaves. A entrada é gratuita.

Programação especial - No dia 25 de março ocorrerão dois eventos no Cine Líbero Luxardo, localizado no térreo do Centur. O primeiro é o lançamento do 3° Concurso de Quadrinhos, que tem como tema “Mudanças Climáticas na Amazônia”, voltado para artistas iniciantes. O segundo é a “Noite Cultural dos 153 anos da BPAV”, que contará com música, poesia, performances e dança.

No próximo dia 27, será realizado o “Uma Dose Musical de Rita Lee”, a partir das 15h, na Fonoteca Satyro de Mello. A homenagem à artista será com os cantores Ly Rabello e Dimilson Cardoso. Eles farão uma apresentação com os maiores hits de Rita Lee. A entrada é gratuita.

Novidades - Ainda em celebração aos 153 anos da BPAV, a instituição preparou duas novidades para o mês de março: a primeira é uma campanha para abonar as multas de usuários que estejam com a devolução de livros em atraso. Além disso, o segundo andar da biblioteca passa a funcionar nos dias de sábado, das 9h às 13h – neste sábado (16), o espaço não abrirá em razão de uma manutenção elétrica.

“Todos os anos, no mês de aniversário, fazemos uma campanha de devolução de livros com empréstimo em atraso. Temos a intenção de reaproximar os leitores que não estavam mais frequentando a biblioteca. Eles retornam e podem novamente usufruir do acervo e dos serviços oferecidos”, enfatiza Socorro Baia.

Programação completa do mês de aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna:

CineClube Arthur Vianna

Filme: O Menino que Descobriu o Vento
Data: 22 de março
Horário: das 15h às 18h
Local: Auditório Aloysio Chaves. 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Cine Arthur
Filme: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Data: 20 de março
Horário: das 13h às 15h e 15h às 17h
Local: Auditório Aloysio Chaves. 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Literatura para Gente Miúda
Data: 19 e 26 de março
Horário: das 10h às 11h e das 14h às 15h
Local: Seção Infantil, no 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Público alvo: Crianças de 5 a 10 anos

Oficina Múltiplas Visões
Data: 18 de março a 24 de abril, todas às segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Local: Espaço Maker, no 2° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Serão ofertadas 10 vagas.

Palestra Múltiplas Visões
Data: 26 de março
Horário: a partir das 14h
Local: Auditório Aloysio Chaves, no 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Lançamento do 3º Concurso de Quadrinhos
Data: 25 de março
Horário: 18h
Local: Cine Líbero Luxardo, no térreo do Centur

Noite Cultural dos 153 anos da BPAV
Data: 25 de março
Horário: 18h
Local: Cine Líbero Luxardo, no térreo do Centur

Uma Dose Musical de Rita Lee
Data: 27 de março
Horário: a partir das 15h
Local: Fonoteca Satyro de Mello, no 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna