Notícias

Biblioteca Pública Arthur Vianna perdoa multas de quem devolver livros com empréstimo em atraso

Desde o início de março, mais de 100 livros já foram devolvidos na ação
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
13/03/2024 17h31 - Atualizada em em 13/03/2024 19h40

Durante o mês de março, quando comemora 153 anos de fundação, a Biblioteca Pública Arthur Vianna está abonando integralmente as multas dos usuários que devolverem os livros que estão com empréstimo em atraso. O espaço fica localizado no segundo e terceiro andar do prédio-sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur, em Belém, com atendimento aberto ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e excepcionalmente aos sábados deste mês, das 9h às 13h.

O objetivo da ação é voltar a disponibilizar os exemplares no acervo e, ao mesmo tempo, trazer de volta os visitantes que se afastaram em razão das multas. Desde o início de março, mais de 100 livros já foram devolvidos na ação.

A bibliotecária da FCP, Simone Rabelo explica como funciona o abono. "O usuário que estiver com o livro em atraso, seja qual for o período, terá o benefício de entregar com a isenção de multa. Além disso, ficará apto a emprestar novamente. Esperamos receber o máximo de livros possível e principalmente trazer o usuário de volta à biblioteca", disse.

Para realizar o empréstimo de livros na Biblioteca Pública Arthur Vianna, o usuário precisa realizar um cadastro prévio presencial, munido de RG, CPF e comprovante de residência.

O período em que um leitor pode ficar com o livro é definido da seguinte forma: público em geral e funcionários – empréstimo de até dois livros, com o tempo de, no máximo, 10 dias corridos; professores em geral – empréstimo de até três livros, com o período de, no máximo, 10 dias corridos; idosos e pessoas com dificuldades de locomoção – empréstimo de até dois livros, com o período de, no máximo, 14 dias corridos.