Notícias

Casa das Artes apresenta projeto ‘Ciclo de Desmontagem: Revelando os Bastidores da Arte Cênica’

Artista Rosângela Colares explora suas raízes em ‘Quando a folha dança... primeiro ato dadivoso de Anica, o caminho’
Por Helena Saria (ASCOM)
13/03/2024 14h50

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, apresenta o projeto “Ciclo de Desmontagem”, uma iniciativa que busca dar visibilidade aos processos criativos por trás das obras teatrais. A artista Rosângela Colares apresenta, na próxima sexta-feira (15), às 19h, o espetáculo "Quando a folha dança... primeiro ato dadivoso de Anica, o caminho". A entrada é gratuita.

"O que me levou à construção da obra 'Quando a Folha dança' foi o meu processo de retomada da identidade indígena", explica Rosângela, revelando as raízes que alimentam sua expressão artística. “Sou uma mulher de 54 anos que nasceu em Belém e a minha avó, que era uma mulher do território Arapiuns, me educou contando histórias sobre o território”, detalha.

Perguntada sobre a inspiração para a construção do trabalho, a artista explica que se trata de um “mergulho pessoal e emocional”. “Quando me entendi como pessoa indígena, mesmo morando na cidade, havia um vácuo, que era exatamente a falta do contato com o território, com meus parentes que vivem no território, e encontrar essa minha parte que ficou lá”, continuou.

Quanto às expectativas para a apresentação, Rosângela expressa a vontade de revelar os bastidores de sua criação de forma íntima e profunda. “A expectativa é desvelar e revelar de uma maneira mais profunda as nuances do processo de criação. É como tirar a roupa, cortar e tirar a quarta parede. É remover a separação entre artista e público e me entregar frágil e despida para esse público”.

É importante destacar o papel da Fundação Cultural do Pará na promoção da arte e cultura locais, por meio do financiamento de ações culturais, exemplo do projeto Ciclo de Desmontagem. “Acho que 'Quando a Folha dança' é um bom exemplo dessa importância. Eu nunca poderia viver esse processo sem um edital como esse, sem um financiamento público, e me sustentando para que eu vivesse esse processo de criação”, enfatizou Rosângela Colares, se referindo ao Edital de Incentivo à Arte e à Cultura da FCP, promovido anualmente pela entidade. 

Serviço

Ciclo de Desmontagem com "Quando a folha dança... primeiro ato dadivoso de Anica, o caminho"
Dia: 15 de março (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Casa das Artes
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré
Entrada gratuita