Notícias

FCP finaliza Oficina de Preservação e Conservação de Jornais e Obras Raras

Por Arthur Andrade (ASCOM)
08/03/2024 19h28 - Atualizada em em 08/03/2024 19h59

Em colaboração com o curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) promoveu, nesta semana, a Oficina de Preservação e Conservação de Jornais e Obras Raras. As aulas foram finalizadas nesta sexta-feira (8), com uma palestra da doutora em História Social da Amazônia Luiza Amador.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) disponibilizou 20 vagas para alunos da UFPA. A oficina teve como ministrantes a bibliotecária Rosana Pereira e o restaurador Sandro Palheta, ambos da Seção de Restauro da FCP, e dos historiadores Alam Lima e Luiza Amador, do Núcleo de Pesquisa da Fundação.

“O workshop possui o intuito de oferecer um aprendizado sobre preservação de Acervos Raros. A conservação desses documentos e obras contribui para a construção da história e memória da cidade de Belém e do Estado do Pará”, disse a professora e pesquisadora Luiza Amador. A atividade foi dividida em quatro etapas: higienização, restauração, organização e encadernação.

“O trabalho da Fundação Cultural do Pará foi essencial para os alunos de conservação e restauro da UFPA. A experiência que tivemos junto aos profissionais da Biblioteca Pública Arthur Vianna foi de extrema importância, desde a nossa acolhida até o decorrer da oficina. Conseguimos aproveitar os ensinamentos que os profissionais da área e os funcionários do acervo nos forneceram”, falou a participante da oficina Ellen Magalhães.

Os trabalhos realizados pelo acervo digital de Obras Raras da FCP podem ser encontrados clicando aqui http://obrasraras.fcp.pa.gov.br/ , com periódicos, artigos, legislações e livros raros.