A Casa das Artes vai receber, na próxima sexta-feira (8) a partir das 19h, o projeto “Ludofônia: Processos criativos gameficados”, uma apresentação voltada ao uso da criatividade no processo de composição musical. O evento tem entrada gratuita.
Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Rodrigo Ramos trabalhou a iniciativa em colaboração com o compositor e produtor musical Davi Valois. Ramos define o Ludofônia como uma ferramenta para romper o bloqueio criativo que frequentemente assola artistas e compositores.
A abordagem, inspirada na gamificação, traz elementos lúdicos para o processo de criação. "Na educação isso é chamado de gamificação. Aqui a gente está tratando dessa maneira também, gamificando o processo criativo", explica Ramos. O projeto envolve a utilização de jogos composicionais, alguns criados especialmente para essa pesquisa, com objetivo de gerar ideias e estímulos musicais.
Na apresentação, Rodrigo Ramos traz o conceito de Ludofônia, explicando os jogos utilizados e mostrando as trilhas compostas por meio dessa dinâmica.
O projeto, contemplado no Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP), busca oferecer novas perspectivas para artistas e compositores lidarem com bloqueios criativos, pois, segundo o compositor, a gamificação do processo criativo estimula não apenas a inventividade, mas também oferece ferramentas concretas para superar desafios.
O Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da FCP, além de buscar incentivar inovação e criatividade na arte, também oferece apoio financeiro e institucional para que projetos Ludofônia gerem impacto na comunidade artística e cultural do Pará.
Serviço:
Apresentação do Projeto Musical “Ludofônia: Processos Criativos Gameficados”
Local: Casa das Artes
Horário: 19h
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236
Entrada Franca.