Notícias

Casa das Artes oferece novo Workshop de Fundamentos para Criação de Portfólio

Serão oferecidas 80 vagas e as inscrições começam nesta terça-feira, 5
Por Helena Saria (ASCOM)
05/03/2024 14h27 - Atualizada em em 05/03/2024 14h30

Devido a grande procura, a Casa das Artes anuncia uma nova turma do Workshop de Fundamentos para Criação de Portfólio, parte do projeto "Laboratório de Aperfeiçoamento", uma oportunidade para aprimorar habilidades essenciais na comunicação visual e na apresentação do trabalho artístico. Mais uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará em seu compromisso contínuo de capacitar e aprimorar artistas, pesquisadores/as e produtores/as culturais. 


Ministrada pelo servidor da FCP Márcio Lins, o curso será realizado de 18 a 22 de março, das 19h às 21h. Em um formato totalmente online e com um total de 80 vagas, o evento visa atender artistas, pesquisadores/as, produtores/as culturais, alunos/as de graduação em artes e afins, bem como professores/as de arte. As inscrições para a oficina estão abertas de 5 a 12 de março, e podem ser realizadas através deste link (https://bit.ly/fcp-portfolio-virtual).


O objetivo principal da oficina é apresentar os princípios fundamentais na construção de um documento de apresentação de trabalhos artísticos, destacando as informações cruciais para comunicar o artista, seu processo criativo e suas obras. Além disso, serão abordadas formas de apresentação do trabalho em diversos meios, assim como diferentes estratégias de organização para uma comunicação eficaz do trabalho de um artista.


Na primeira parte da oficina, será explorada a elaboração, coleta e organização dos materiais que compõem um portfólio artístico, incluindo reflexões sobre a trajetória do artista e a inclusão de conceitos e processos relevantes. Em seguida, os participantes serão guiados na redação de um texto profissional que descreve sua jornada artística, bem como na adaptação dessa narrativa para diferentes formatos de divulgação, como mini-biografias e currículos resumidos. 


A oficina também abordará estratégias para utilizar efetivamente diferentes meios de comunicação, adaptando-os aos objetivos específicos de cada apresentação artística. Além disso, serão explorados os fundamentos do design visual, sonoro e audiovisual na apresentação de portfólios em diversos formatos. Por fim, os participantes serão introduzidos ao uso de plataformas especializadas de portfólio e redes sociais, discutindo questões práticas relacionadas à comunicação e acessibilidade na organização e divulgação de seus trabalhos.