Cine Líbero Luxardo exibe a 'II Mostra de Cinema Coletivo Ultramundanos' nesta segunda-feira, 4

O evento começa às 19h no Centur e a entrada é gratuita
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
04/03/2024 13h33

Como parte do Projeto “Janelas”, o Cine Líbero Luxardo realiza, a partir das 19h desta segunda-feira (4), no Centur, em Belém, a “II Mostra de Cinema Coletivo Ultramundanos“. As exibições estão incluídas na sessão paralela da programação semanal da sala da Fundação Cultural do Pará (FCP). O Coletivo Ultramundanos fará a apresentação de mais um episódio do curta “Contos Ultramundanos: O Camaradinha Descolado!” e de “Engasga Gato”, seguido de uma roda de conversa após a sessão. A entrada é franca.

“O Projeto Janelas é uma ação do Cine Líbero Luxardo para poder atender às demandas externas. Então, quando alguém quer lançar alguma produção visual paraense, seja um curta, longa metragem ou um videoclipe, a gente tenta abraçar essa iniciativa”, explicou o técnico em gestão cultural da FCP João Cirilo.

Contos Ultramundanos - Dirigido por Dheyvyth Guylhermeth, o projeto consiste em uma série de filmes que relatam lendas amazônicas e urbanas, além de histórias universais que vão da ficção à prosa, contadas em rodas de conversas. O filme traz a história de um espírito maligno preso em um brinquedo, que pretende usufruir das noites e do brega de Belém, fazendo de tudo para reencontrar sua namorada Jeniffer, do Tinder.

Iniciado há mais de 10 anos, o Coletivo Ultramundanos é formado pela união de vários artistas, entre atores, músicos, artistas visuais e cineastas. Ao longo dos anos, o grupo tem feito exibições de seus filmes em diversos lugares, como Belém, Ananindeua e Castanhal. O trabalho começou a ser desenvolvido pelas vídeoartes do artista plástico Dheyvyth Guylhermeth e logo depois com a união do grupo, produzindo vídeos experimentais, ficções e webséries.

Engasga Gato - O projeto audiovisual surge da parceria entre o Coletivo Ultramundanos e Gabiru Cigano. Tendo como inspiração e base a música do compositor Kiko Dinucci, a produção usa a estética do carimbó para reapresentar a obra do autor como trilha do vídeo. Em cena, os atores Dheyvyth Guylhermeth e Nando Azevedo interpretam Expedito e seu desavisado amigo, que acaba se deparando com circunstâncias inusitadas.

João Cirilo enfatiza que a FCP desenvolve um papel importante para o audiovisual ao incentivar a divulgação de produções regionais. “A Fundação acaba sendo a atravessadora de recursos e tem ajudado bastante com a divulgação, oferecendo o nosso espaço e abraçando essas produções”, finalizou.

Serviço II Mostra de Cinema Coletivo Ultramundanos

Data: 4 de março