'Leitura por Todo o Pará' entrega 8.400 mil livros em Canaã dos Carajás e Parauapebas

Iniciativa inédita do governo estadual buscar incentivar o hábito de leitura, por meio da ampliação do acervo de bibliotecas e entidades culturais
Por Gustavo Pêna (ASCOM)
03/03/2024 12h09

O Programa Leitura por Todo o Pará levou 8.400 livros neste final de semana aos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, sudeste paraense. A iniciativa do governo do Estado, através da Fundação Cultural do Pará (FCP), tem por objetivo fomentar a leitura por meio da ampliação do acervo nos espaços públicos, promovendo a literatura infantil a partir do fortalecimento do conhecimento com obras locais, fazendo a qualificação de escritores e os demais fazedores de cultura.

“Estamos iniciando em 2024 o cronograma de entrega dos kits de livros por meio do Programa Leitura por Todo o Pará, que é um guarda-chuva de ações na área do livro, leitura e bibliotecas, gerenciado pela Função Cultural do Pará. A nossa agenda deste ano, que começa pela Região de Integração Carajás, é uma forma de valorizar a literatura brasileira produzida no nosso estado”, disse a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, da Diretoria de Leitura e Informação da FCP, Marinilde Barbosa.

Em Parauapebas, foram entregues 11 kits com o total de 8.400 livros, beneficiando, além de bibliotecas públicas, instituições culturais como a Associação de Teatro do município, o Templo de Umbanda Água de Oxum, o Instituto Cultural Terra Fértil e o Instituto Educacional e Cultura Sol da Vida.

Na cidade de Canaã dos Carajás, foram distribuídos mais oito mil livros durante uma cerimônia na EMEF Maria de Lourdes Rocha Rodrigues. Aluno da escola, o jovem Ezequiel Santos falou da importância da iniciativa da FCP. “A leitura afeta bastante a minha vida, pois me ajuda a descobrir novas palavras, melhorando a minha dicção e as redações de atividades. Com a leitura consigo aprender onde fica o ponto, o acento e a vírgula. Ainda existem pessoas que não sabem ler e escrever e isso é algo que vai ajudar a incentivar, cada vez mais, a leitura”.

Presente nas duas entregas, o presidente da FCP, Thiago Miranda, exalta que o Programa Leitura por Todo o Pará, além de ceder até aqui o uso de mais de 50 mil livros para bibliotecas municipais e escolares, bibliotecas hospitalares da rede pública e de casas de ressocialização e prisionais, também ajuda a potencializar a leitura de obras literárias de autores e editoras locais.

“Este é mais um momento muito importante do Leitura por Todo o Pará, um programa do governo do Estado que vem entregar mais educação e cultura para os alunos, as escolas, os espaços educacionais, mas também fortalecer o trabalho dos escritores e das editoras paraenses. Agradecer ao governador Helder e à vice-governadora Hana por abraçar esse projeto e entender o tanto que a leitura é importante para a construção e a criação de um futuro melhor. Vamos continuar trabalhando, levando livro, educação, informação e cultura para a nossa população”, falou o gestor.

A iniciativa – O Programa “Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural”, da Fundação Cultural do Pará, constitui-se em um conjunto de ações na área do livro, leitura literatura e bibliotecas, cujo objetivo é a promoção de atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura, incluindo workshop de mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, interação entre autor e público leitor, programações culturais e cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares.

A iniciativa é inédita no Estado, com o maior investimento em prol da literatura paraense da história, e também tem o objetivo de adquirir e realizar a cessão mais de 500 mil livros, potencializar a leitura de obras literárias de autores locais por meio de ações que vão os beneficiar 144 municípios paraenses.

Dentro do programa, a FCP lançou o Edital de Chamamento Público nº 08/2022 para a cessão de uso de livros de autores paraenses para bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – SEBP; bibliotecas escolares (rede pública de ensino); bibliotecas hospitalares (rede pública de saúde) e bibliotecas prisionais.