Notícias

FCP capacita equipes das bibliotecas das Usipaz de Parauapebas e Canaã dos Carajás

Cursos fazem parte do Programa Estadual Leitura por Todo o Pará
Por Gustavo Pêna (ASCOM)
29/02/2024 08h54

O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP) está realizando capacitações para as equipes que compõem as bibliotecas das Usinas das Paz dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste estadual.

Os cursos fazem parte do Programa Estadual Leitura por Todo o Pará. Nesta sexta-feira (1), ocorrerá a entrega de certificados com a presença do presidente da FCP, Thiago Miranda.

O objetivo da iniciativa é qualificar profissionais para trabalhar nas bibliotecas das Usipaz do interior do Estado e proporcionar aos técnicos lotados nos espaços uma oportunidade de obtenção de novos conhecimentos.

“A FCP tem contribuído de forma permanente na realização de capacitações institucionais para que a equipe de trabalho das bibliotecas das Usinas possam disponibilizar serviços e atividades em geral, proporcionando o desenvolvimento da comunidade”, disse o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Os cursos começaram na última segunda-feira (26) e terça-feira (27) em Parauapebas. De quarta-feira (28) até esta quinta-feira (29), a promoção está acontecendo em Canaã dos Carajás. Os profissionais que estão recebendo as capacitações são bibliotecários, pedagogos, assistentes administrativos e técnicos de informática.

“O intuito da capacitação é desenvolver habilidades na equipe de trabalho, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos”, informou a coordenadora da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Socorro Baia, responsável por gerenciar a ação.

Programa Leitura por Todo o Pará – A finalidade é promover o fomento da leitura para os diversos públicos e a promoção de atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área. O programa busca, também, levar qualidade de vida por meio da leitura e literatura a crianças e adultos que não possuem acesso a livros de qualidade.

Texto com colaborações de Jhullyele Santos e Arthur Andrade / Ascom FCP