Circuito Oscar 2024: Cine Líbero Luxardo estreia ‘O Menino e a Garça’ e ‘Dias Perfeitos’

Na sessão paralela da sala de cinema mais charmosa de Belém, o destaque é para o “Projeto Janelas”
Por Gustavo Pêna (ASCOM)
28/02/2024 18h23

A programação do Cine Líbero Luxardo a partir desta quinta-feira (29) até o dia 6 de março traz três novidades. No circuito dos filmes indicados ao Oscar 2024, chegam “O Menino e a Garça” e “Dias Perfeitos”. Na sessão paralela, o destaque é para o “Projeto Janelas”. Administrada pela Fundação Cultural do Pará (FCP), a sala de cinema mais charmosa de Belém fica no espaço do Centur, em Belém.

Novo longa de Hayao Miyazaki, considerado um dos principais nomes do cinema japonês, "O Menino e a Garça" está indicado ao Oscar 2024 na categoria Melhor Animação. O filme de fantasia é baseado em experiência do próprio Miyazaki em sua infância e entre as mensagens está a possibilidade da paz entre as nações num mundo marcado pelo conflito, ressaltando a importância das crianças e das novas gerações em superar os erros e as guerras do passado, forjando um futuro melhor, de mais compreensão e reciprocidade.

"Dias Perfeitos", indicado ao Oscar em Melhor Filme Internacional, traz Hirayama, um homem de meia-idade contemplativo que vive uma vida modesta e serena, passando os dias equilibrando seu trabalho de zelador obediente dos numerosos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão pela música, literatura e fotografia. Dentro da sua rotina diária metódica, uma série de encontros inesperados começam gradualmente a revelar um passado oculto em sua vida feliz e harmoniosa.

O Projeto Janelas traz uma série de filmes que relatam lendas amazônicas, urbanas e histórias universais, que vão da ficção a prosas contadas em rodas de conversas. “Contos Ultramundanos: O Camaradinha Descolado!”, mostra um espírito maligno preso em um brinquedo, que pretende usufruir as noites e o brega de Belém. Já “Engasga Gato” usa a estética do carimbó. Em cena, Expedito e seu desavisado amigo, que acaba se deparando com circunstâncias inusitadas. A entrada é gratuita e será feito um debate após a exibição.

Os ingressos de todas as sessões regulares do Cine Líbero Luxardo estão no valor de R$ 12,00, e R$ 6,00 a meia-entrada. A bilheteria abre uma hora antes do início dos filmes e aceita pagamento em pix, débito e dinheiro. É preciso atentar para a classificação de faixa etária.

Programação do Cine Líbero Luxardo de 29 de fevereiro a 6 de março:

15h: O Menino e a Garça / 2h4min / 12 anos
17h20: Dias Perfeitos / 1h44 min / 12 anos

19h40: O Menino e a Garça

15h: O Menino e a Garça (sessão dublada)
19h40: O Menino e a Garça

15h: O Menino e a Garça (sessão dublada)
17h20: O Menino e a Garça
19h40: Dias Perfeitos