Notícias

Carnaval das Crias do Curro Velho leva multidão em desfile de inclusão e responsabilidade ambiental

Em 2024, a temática do samba-enredo foi “Natureza, eco dos elementos e elementais”, um alerta para a importância da preservação do ecossistema
Por Gustavo Pêna (ASCOM)
24/02/2024 18h39

Inclusão e responsabilidade ambiental, esses foram os destaques do Carnaval das Crias do Curro Velho, que levou uma multidão às ruas de Belém, em desfile neste sábado (24). A iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP) acontece há 33 anos e junta a comunidade dentro de um tema relevante. Em 2024, a temática do samba-enredo foi “Natureza, eco dos elementos e elementais”, um alerta para a importância da preservação do ecossistema.

A cadeirante Débora Cardoso, desfilou pelo segundo ano consecutivo como porta-bandeira do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho (GRES CCV). Representando a “Garça Namoradeira”, figura regional que ganhou destaque na música da cantora e compositora paraense Dona Onete, Débora festejou mais uma oportunidade de participar do projeto da FCP.

“Estou muito feliz. A Fundação já vem há algum tempo com essa proposta de inclusão das pessoas com deficiência em todas as suas programações. Sou a primeira porta-bandeira do estado usuária de cadeira de rodas”, destacou.

O ciclo de Carnaval do Curro Velho é composto por oficinas que atingem as faixas etárias de 6 a 22 anos, além das direcionadas aos adultos, denominadas de “Pais das Crias". Acompanhada do pai, Dandara Wellen, de 7 anos, estava animada para o primeiro desfile. "Sempre gostei muito de Carnaval. Quando minha mãe soube das oficinas, correu pra fazer a minha inscrição. Quando eu soube, fiquei muito feliz, porque sempre quis desfilar no Curro Velho".

A aposentada Luzenir Caixeta, que atua na área social, disse que o envolvimento da comunidade é o principal objetivo de um processo como o que é realizado pelo Curro Velho. "É o segundo ano que participo e acho a iniciativa incrível. É interessante ver as diferentes idades, das crianças até a terceira idade, o Carnaval inclusivo com pessoas que têm necessidades especiais. Um momento singular de diversão. É importante abrir esses espaços culturais para que as pessoas possam participar e criar juntos".

O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, chamou a atenção para o tema  do samba-enredo deste ano e o fato de que todas as pessoas, das crianças aos adultos, participam do processo de construção do desfile.

"Hoje estamos finalizando mais um Carnaval da FCP com o desfile das Crias do Curro Velho. É a criançada brincando, mas, principalmente, tendo um entendimento de que a natureza, a preservação é muito importante. Aqui elas produziram as suas próprias fantasias e alegorias em um ambiente lúdico, aprendendo e ensinando de que a nossa natureza precisa ser cuidada", pontuou o gestor.