Em Belém, FCP homenageia o centenário do escritor paraense Benedicto Monteiro

Fundação Cultural do Pará (FCP) programações na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém, em 29 de fevereiro e 1º de março
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
22/02/2024 13h39 - Atualizada em em 22/02/2024 14h05

Para celebrar o centenário do escritor e jornalista paraense Benedicto Monteiro, a Fundação Cultural do Pará (FCP) realizará duas programações na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém. Os eventos acontecem nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em diversos horários.

Workshop – Ministrado pelo professor de literatura Abílio Pacheco, o Workshop “Literatura Paraense em Foco” acontece nos dias 29 de fevereiro (9h às 12h e 14h às 18h) e 1º de março (17h às 20h), e tem como objetivo criar diálogos sobre pesquisas acadêmicas feitas na Amazônia. A oficina também é voltada para qualificar professores acerca das temáticas comuns à produção literária feita no Pará, bem como expandir o conteúdo pedagógico sobre Benedicto Monteiro.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, com entrega de certificado. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (22), através de link, acesse aqui.

Neila Garcês, coordenadora de Promoção Editorial da FCP, explicou a importância do escritor para o estado paraense. “O evento é para oportunizar o acesso à obra do Benedicto Monteiro, que tem todo o legado de homem amazônico que foi, integrado nos traços fundamentais da nossa cultura e identidade regional. Além de reconhecer a importância da contribuição de Benedicto como escritor, estudioso, pensador, político e agente público à serviço do desenvolvimento da Amazônia, com foco em diversos municípios no Pará”, disse.

Musical – No dia 1º de março, quando Benedicto Monteiro completaria 100 anos, será feita uma homenagem ao escritor através de uma performance com o poeta Juraci Siqueira e um número musical da cantora Andrea Pinheiro. A programação inicia às 18h e contará com as presenças do professor Abílio Pacheco, da escritora e filha do homenageado Wanda Monteiro e a professora doutora de literatura brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria de Fátima Nascimento, que farão um bate-papo com os presentes sobre a trajetória do escritor.

Para a escritora e filha do escritor, Wanda Monteiro, celebrar a memória de uma pessoa tão importante para a história do Pará mantém vivo o seu legado. “Estamos fazendo essa homenagem no dia de seu nascimento e no ano em que completaria 100 anos de existência. Digo existência porque o Benedicto vive na obra literária que deixou não só para nossa família, mas também para todos os paraenses”, contou.

“Celebrar sua vida é como resgatar a memória de lutas e sonhos vividos. Benedicto viveu e sonhou toda sua vida tendo como eixo e vetor de caminhada os ideais de justiça e igualdade, assim como a defesa das terras, das águas, dos animais e de toda a riqueza da Amazônia, sobretudo da cultura do povo amazônida”, completou a filha do jornalista.

História - Benedicto Monteiro foi um político ativo e perseguido no período da ditadura. Viveu por um período no Rio de Janeiro e retornou a Belém, onde retomou as suas atividades políticas e literárias e criou a Procuradoria Geral do Estado do Pará, onde foi o primeiro Procurador Geral.

No dia 17 de setembro de 2008, a Fundação Cultural do Pará inaugurou um espaço cultural multiuso no térreo do prédio do Centur, que levou o nome do paraense: "Hall Benedicto Monteiro". Além disso, na Biblioteca Pública Arthur Vianna existem 21 exemplares de livros do escritor, disponíveis para consulta e empréstimos.

Programação do centenário do escritor Benedicto Monteiro

Workshop “Literatura paraense em foco”

Data: 29 de fevereiro
Horário: das 9h às 12h e 14h às 18h

Data: 1º de março

Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Ministrante: Abílio Pacheco
Capacidade: 60 pessoas
Inscrições através deste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMVBpx6mAdYud6Gx2va_W3hr4KfUlaZ-CVK03C7FTeDczviA/viewform

Cerimônia de abertura do ano de centenário de Benedicto Monteiro

Data: 1º de março
Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Convidados: Wanda Monteiro, Abílio Pacheco, Maria de Fátima Nascimento, Juraci Siqueira e Andrea Pinheiro.