Uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP), o tradicional "Carnaval das Crias do Curro Velho" acontece no próximo sábado (24), a partir das 9h, com concentração e saída da Praça Brasil, e desfile até a sede do Curro Velho, no bairro Telégrafo, em Belém, onde será realizado um Baile de Carnaval. O evento é aberto para a participação pública. Em 2024, o samba-enredo “Natureza, eco dos elementos e elementais” traz um alerta para a importância da prevenção ambiental.
“A gente sempre procura trabalhar temas que causam reflexão, sobre questões sociais, ambientais ou culturais. Em razão também do foco da COP 30, a gente trouxe esse tema, a natureza, que vamos procurar abordar de maneira diferente. Usamos o tema para causar impacto nos participantes e no público que vai assistir ao desfile”, explicou o coordenador de Iniciação Artística do Curro Velho, Jorge Cunha.
De acordo com a sinopse do samba-enredo, os “ecos” da natureza são os quatro elementos físicos fundamentais: fogo, terra, água e ar, que podem sofrer desequilíbrios pela ação humana irresponsável. O quinto elemento é o espírito ou éter, característica mística e espiritual
Já os "elementais" são os gnomos da terra, ondinas da água, salamandra do fogo e silfos ou sílfides do ar, representação derivada da mitologia dos antigos que afirma que essas são entidades espirituais relacionadas com os elementos da natureza.
Tradição de 33 anos - O desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho (GRES CCV) acontece há 33 anos. O Ciclo de Carnaval é composto por oficinas que atingem as faixas etárias de 6 a 22 anos, além das direcionadas aos adultos, denominadas de “Pais das Crias". A expectativa é de que 600 participantes façam parte do trabalho neste ano e se juntem à apresentação final.
Letra do samba-enredo “Natureza, eco dos elementos e elementais”
Enredo: Jorge Cunha
Samba-enredo: Paulo Moura
NATUREZA, NOSSA MÃE.
SEUS ELEMENTOS REGEM A SINFONIA DO NOSSO VIVER.
SEUS ELEMENTAIS ECOAM OS ENCANTOS E MAGIAS,
E AS CRIAS DO CURRO VELHO VÊM AQUI DIZER:
QUE A ÁGUA LAVA E REGA A ALMA, GUARDA A VIDA DO RIO MAR.
TERRA, SIGNO DE ELEMENTO TERRA.
TEM FLORESTA, CAMPO, SERRA. ALIMENTA E FAZ CURAR.
O FOGO AQUECE A FRIEZA E A TRISTEZA VAI EMBORA.
O AR QUE ABRIGA O NOSSO GLOBO FAZ A VIDA RESPIRAR.
GNOMOS, ONDINAS E SILFOS.
SALAMANDRAS VÊM AGORA, BRINDAR AS NOSSAS CRIAS E NA AVENIDA CANTAR:
ESSE LUGAR É MEU, É SEU, É NOSSO.
SOU CRIA DO CURRO VELHO.
EU AMO A NATUREZA E PRESERVAR EU POSSO.
Para ouvir o samba-enredo, clique aqui.
Serviço Desfile do Carnaval das Crias do Curro Velho 2024
Desfile: Sábado (24)
Horário da concentração: 8h30
Local da concentração: Praça Brasil / Travessa Pombal
Saída do desfile: 9h
Percurso: Avenida Senador Lemos e Travessa Djalma Dutra
Chegada: Núcleo de Oficinas Curro Velho, com um Baile de Carnaval