Notícias

Casa das Artes promove oficina de Fundamentos para Elaboração de Portfólio

Serão oferecidas 30 vagas e as inscrições começam na próxima quarta-feira, 21
Por Helena Saria (ASCOM)
19/02/2024 19h27 - Atualizada em em 19/02/2024 19h31

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, anuncia mais uma iniciativa em seu compromisso contínuo de capacitar e aprimorar artistas, pesquisadores/as e produtores/as culturais. A oficina de Diagramação de Portfolio, que faz parte do projeto "Laboratório de Aperfeiçoamento", será uma oportunidade para aprimorar habilidades essenciais na comunicação visual e na apresentação do trabalho artístico.

Ministrada pelo servidor da FCP Márcio Lins, o curso será realizado de 26 de fevereiro a 1 de março, das 19h às 21h. Com um total de 30 vagas - 9 para participação presencial e 21 para participação virtual - o evento visa atender artistas, pesquisadores/as, produtores/as culturais, alunos/as de graduação em artes e afins, bem como professores/as de arte. As inscrições para a oficina estão abertas de 21 a 23 de fevereiro, e podem ser realizadas através deste link.

O objetivo principal da oficina é apresentar os princípios fundamentais na construção de um documento de apresentação de trabalhos artísticos, destacando as informações cruciais para comunicar o artista, seu processo criativo e suas obras. Além disso, serão abordadas formas de apresentação do trabalho em diversos meios, assim como diferentes estratégias de organização para uma comunicação eficaz do trabalho de um artista.

Na primeira parte da oficina, será explorada a elaboração, coleta e organização dos materiais que compõem um portfólio artístico, incluindo reflexões sobre a trajetória do artista e a inclusão de conceitos e processos relevantes. Em seguida, os participantes serão guiados na redação de um texto profissional que descreve sua jornada artística, bem como na adaptação dessa narrativa para diferentes formatos de divulgação, como minibiografias e currículos resumidos. 

A oficina também abordará estratégias para utilizar efetivamente diferentes meios de comunicação, adaptando-os aos objetivos específicos de cada apresentação artística. Além disso, serão explorados os fundamentos do design visual, sonoro e audiovisual na apresentação de portfólios em diversos formatos. Por fim, os participantes serão introduzidos ao uso de plataformas especializadas de portfólio e redes sociais, discutindo questões práticas relacionadas à comunicação e acessibilidade na organização e divulgação de seus trabalhos.