A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza uma oficina de restauro na Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no Centur, em Belém. A turma tem 16 alunos que foram sorteados em meio aos 130 que fazem parte da instituição de ensino. As aulas seguem até o final do mês de janeiro.
Os estudantes são guiados pelo assistente administrativo do Centro de Restauro da biblioteca, Sandro Palheta. As entidades realizaram o projeto com o objetivo de restaurar parte do acervo da Casa da Linguagem, integrante da FCP. A proposta da oficina também é fazer uma troca de conhecimento sobre a preservação de livros e conscientizar as pessoas sobre a importância desse processo.
Gilmara de Carvalho e Amanda MalatoSegundo a professora de história e aluna do curso de Conservação e Restauro Gilmara de Carvalho, de 46 anos, a procura por uma vaga na oficina foi grande. "Quando essa oportunidade foi divulgada na universidade gerou muita expectativa. Assim que soubemos que seriam ofertadas 16 vagas, preferimos fazer um sorteio, porque todo mundo do curso tinha interesse em participar. Queremos que a oficina permaneça o ano inteiro para que todos tenham essa oportunidade que estamos tendo".
A professora de Língua Portuguesa Amanda Malato, de 35 anos, acrescentou mais informações sobre o que está sendo apresentado aos estudantes. "Na primeira semana fomos ensinados como fazer a manutenção, a conservação e o restauro desse material, que são os livros guardados da Casa da Linguagem. Também temos aprendido como podemos fazer a limpeza adequada desse material, para que as pessoas que venham manusear esses livros os recebam sem nenhuma impureza. É algo que tem sido muito gratificante, pois aqui existe um leque de conhecimento para uma área que o nosso curso não pode nos oferecer", explicou a profissional, que também é aluna da oficina.
Sandro PalhetaGuia do Centro de Restauro da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Sandro Palheta afirmou que o curso leva à conscientização e preservação da história. "A oficina restaura e conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com os acervos. Aqui os alunos são ensinados a fazer pequenos reparos nos livros, utilizando materiais como cola, papelão e adesivos", disse.
Biblioteca Pública Arthur Vianna – O espaço promove o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na perspectiva da memória cultural do Estado do Pará. Seus serviços abrangem atividades de incentivo à leitura, visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos, oficinas e programações culturais diversificadas, para todos os públicos, atendidos diariamente em seus espaços, que estão abertos de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.