Belém recebe neste domingo, concerto 'Choro do Pará', na Praça da República

O evento começa a partir das 10h e a entrada é de graça
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
13/12/2023 10h40

O concerto "Choro do Pará" se apresenta neste domingo (17), na Praça da República, em Belém, para a conclusão do terceiro módulo de oficinas do estilo musical, oferecido pela Fundação Cultural do Pará. O evento começa a partir das 10h e promete trazer canções dos compositores Paulo Jorge Bindola e do Paulinho Moura. A entrada é gratuita.

Idealizado pelo pesquisador e arquiteto Jaime Bibas, o objetivo do concerto é mostrar o que foi aprendido durante as oficinas sobre o "Choro", além de divulgar o estilo musical que em 2023 completou 18 anos e a FCP deu continuidade, pois incentiva a fomentação do "Choro" não só apenas em Belém, mas em todo o Pará.

Paulo Moura, coordenador de Linguagem Musical da FCP, falou sobre a formação de novos grupos. "O projeto tem como objetivo não deixar o gênero choro morrer, fortalecer esse gênero e a partir dele formar novos grupos, como sempre tem acontecido com as aulas gratuitas oferecidas, e também incentivar para que um músico amador ou profissional conheça o "choro", disse o coordenador.

Fabio Lobo, participante das aulas e que estará presente no concerto, tocando o violão de sete cordas, destacou a importância das aulas. "As aulas constituem uma espécie de um privilégio que só nós temos que é ter os mestres em choro, pois ter essas pessoas extremamente generosas ensinando pra gente a linguagem e pegando na nossa mão para nos ajudar, nos auxiliar nessa trajetória, é a linguagem do choro", disse o aluno.

"Uma dica importante que eu dou é: aprenda tudo o que você conseguir absorver sobre o choro. Isso é o mais importante. Ouça bastante as músicas de nossos mestres, que tem vários discos já lançados, bem como também dos chorões mais antigos", convida o Fábio.