A Fundação Cultural do Pará (FCP), com o objetivo de democratizar o acesso às diversas linguagens artísticas, promoveu diversos editais de fomento à cultura em 2023. Em especial, o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura destinou cerca de 6 milhões de reais para artistas de todo o Estado produzirem e apresentarem suas peças.
Assim, o público da Região Metropolitana de Belém e de outras localidades pode desfrutar das performances que se fazem acessíveis a partir dessas políticas públicas. Confira abaixo algumas programações de artes cênicas que ocorrerão de 1 a 3 de dezembro.
Recital Bailarte - Apresentando técnicas de balé clássico e contemporâneo, o Recital Bailarte fará sua estreia em Nova Esperança do Piriá, no dia 2 de dezembro. Desenvolvido em colaboração com as crianças do município, o espetáculo visa proporcionar oportunidades de acesso à arte para jovens em situação de vulnerabilidade social.
A idealizadora e professora responsável pelo recital, Joana Botelho, explicou que a iniciativa surgiu a partir das necessidades observadas na realidade do município. "Aqui em Piriá não tem essas coisas e eu resolvi dar uma oportunidade às crianças daqui da cidade. Elas estão muito empenhadas e eu acredito que vai ser um sucesso", compartilhou.
A receptividade ao projeto não se limitou apenas às crianças; os pais também expressaram grande satisfação com a iniciativa. Joana enfatizou o apoio significativo dos pais: "Eles ajudaram bastante, para fazermos uma festa bem bonita. A expectativa é que as crianças consigam mostrar o que aprenderam durante as aulas e realizar um recital, que é o resultado final", disse Joana.
A iniciativa recebeu apoio do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, e Joana enfatizou a importância dessa premiação para a realização do recital. "Nunca tivemos uma premiação assim antes. O apoio da Fundação Cultural do Estado do Pará foi vital para concretizar esse projeto, pois nos deu a oportunidade de comprar os equipamentos que a gente não tinha, e não tínhamos nada", concluiu a professora.
Serviço:
Data: 02/12
Horário: 19h
Local: Salão Paroquial, Rua João Paulo II, Praça Matriz, Nova Esperança do Piriá
Habitante Criadora - É uma oficina de dança corpórea que se origina na Casa Ribalta, situada em Ananindeua, Pará. Originado no seio dessa casa de artistas mulheres, o projeto explora camadas de vida e dança inspiradas pelas memórias afetivas e femininas das matriarcas locais. Totalmente gratuito, o projeto busca fomentar a dança e valorizar os habitantes-criadores em suas diversas expressões corpóreas.
O ato poético de "Habitante Criadora" surge ao habitar o corpo como um fluxo de imagens memoriais, derivadas das histórias de vida dessas mulheres que moldaram o processo de arte/vida da criadora. O objetivo do projeto é reconhecer a corporeidade dos habitantes criadores ananindeuenses, destacando suas gestualidades, saberes e fazeres locais.
A proponente Mayrla Ferreira diz que sua expectativa é alta e que o projeto conversa com pautas importantes. “O projeto vem articular saberes e fazeres da dança local, reconhecendo nossos espaços de habitação e criação em dança na cidade de Ananindeua. Ele aborda mulheres artistas, memórias familiares, encontros de habitantes-criadores que carregam memórias e identidades”, disse.
Serviço:
Data: 01 e 02/12, as 18; 03/12, às 18h
Local: Casa Ribalta
Endereço: Cidade Nova VI, WE 77, 652 - Ananindeua
Entrada franca
Pororocas Gitanas - O espetáculo é uma experimentação que entrelaça elementos corporais e musicais da cultura paraense com a arte flamenca. Seu propósito é apresentar ao público, de maneira intrigante e surpreendente, interações e diálogos entre culturas aparentemente distintas, mas que compartilham aspectos significativos em comum.
A performance explora o encontro de quatro dançarinos e dois músicos, cada um investigando e expressando diferentes dimensões de suas próprias emoções e experiências. Utilizando gestos, movimentos, sons e visuais distintos de suas culturas de origem, a apresentação visa criar uma experiência envolvente e rica em significado.
Ana Flávia Mendes, proponente do espetáculo e pesquisadora em Artes Cênicas, destaca que sua expectativa para a apresentação é bastante positiva. “A expectativa é fomentar o desejo de apropriação de si mesmo, enquanto corpos amazônidas. Sempre dialogando com o que, no flamenco, entende-se como "el duende", que é o espírito da terra, alma cigana que se expressa na arte do baile”, explicou.
Serviços:
Data: 02 e 03 de dezembro
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura e Flamenco Cassius De La Cruz, Trav. Dom Romualdo de Seixas, Vila Reis, 37 - Umarizal
Entrega de 1kg de alimento não perecível (exceto arroz e feijão)
Teatro, Afetos, Escutas e Memórias Narrativas - O projeto surge com a proposta de explorar a temática do envelhecimento, inspirado pela declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2021-2030 como a década do envelhecimento saudável. A iniciativa busca abordar e apoiar ações voltadas para a construção de uma sociedade inclusiva para todas as idades.
Partindo da observação da Vila dos Cabanos, originalmente construída para abrigar funcionários de fábricas, o projeto identifica um considerável número de idosos, ex-funcionários que, ao saírem da rotina de trabalho, enfrentam desafios emocionais e a falta de atividades direcionadas.
Neire Lopes é a proponente do projeto e revela suas expectativas sobre a estreia. “A expectativa é que esse seja um projeto impulsionador para as práticas teatrais na cidade. O Prêmio FCP é de extrema importância para a realização desse espetáculo, pois sem ele seria difícil fazer um trabalho com essa dimensão, que vai para além da cena teatral”, explicou.
Serviços:
Data: 02/12
Horário: 19h30
Local: Igreja São José do Operário, Vila dos Cabanos
Entrada gratuita