Sábado tem Coleção ROGAI, do estilista Petrvs Figueira, em exposição na Galeria Benedito Nunes

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
01/12/2023 17h53

Inspirada na arte sacra e no sincretismo religioso no Brasil, o estilista Petrvs Figueira irá celebrar seus 10 anos de carreira com a coleção “ROGAI”, neste sábado, 2 de dezembro, na Galeria Benedito Nunes, localizada na sede da Fundação Cultural do Pará, a partir das 19h. O projeto é contemplado pelo edital Incentivo à Arte e à Cultura 2023. A entrada é gratuita.

“ROGAI” traz 18 peças que representam imagens performáticas, propondo um olhar contemporâneo de moda dedicado ao Círio de Nazaré, como São Sebastião, São Jorge e Virgem Maria, além de cruzes, anjos e sagrados corações, resgatando a trajetória dessa década para celebrar também o novo. A produção conta com quase 50 profissionais, em sua maioria pessoas da comunidade, especialmente mulheres que trabalharam na confecção das roupas, acessórios e na montagem do evento.

O projeto foi desenvolvido junto de talentos do bairro da Sacramenta, as peças artesanais foram feitas em estúdio próprio, criando conceitos de camisas, vestidos (des)estruturados e reciclagem de jeans. Confeccionados com algodão, malhas resinadas e lona, em cores primárias de baixa luminosidade.

Marcio Lins, professor e servidor da FCP, falou um pouco sobre o edital Incentivo à Arte e à Cultura e soltou elogios ao estilista premiado. “O edital ganha ainda mais importância quando são contemplados projetos justamente como de Petrvs, que enfatizam a importância de certas expressões artísticas que não entram muito no nosso radar, como a moda e o próprio desfile. E ver que ele está comemorando 10 anos de trabalho, sempre tem trabalhado em trazer uma estética muito própria, muito particular com o trabalho dele, que é muito refinado, sofisticado e pé no chão”, disse Márcio.

Petrvs Figueira contou o que se pode esperar do desfile. “O público pode esperar drama colocado nas cores, na iluminação, em tudo. A gente escolheu algo que mexesse com essas emoções, que tocasse em um ponto onde poucas pessoas acessam, porque a religiosidade é algo muito precioso, por isso vamos abordar isso com muito carinho e respeito pela diversidade de religiões e de crenças que a gente tem na Amazônia, abordar tudo isso com muita sensibilidade para que fosse bonito e cada um conseguisse se enxergar lá, nos nossos santos, nas nossas referências sacras, no nosso patrimônio imaterial”, explicou.

Artista - O estilista está completando 10 anos de carreira explorando sua principal inspiração: a religiosidade. Propondo a contemplação da arte sacra presente em museus, procissões e nos altares de diversos lares paraenses. Essas manifestações revelam influências culturais e a importância da devoção popular do culto aos santos padroeiros que, com seus nomes, batizaram nossas cidades, ruas e datas comemorativas.

O artista já participou de projetos nacionais com a revista Elle Brasil, Instituto C&A, Casa de Criadores e Preta Hub, em programas voltados para o fortalecimento de pequenos empreendedores. Neste ano o artista já recebeu três prêmios, o último deles o Prêmio Pretas Potências.

Para ele, esse desfile tem um tom mais especial pois vem contemplar essa trajetória de luta, de denúncia, de inquietação, de inspiração nas coisas que as pessoas pouco olham, que fazem parte dessa sociedade paraense, de como nós temos cores e vibrações e ritmos e sabores.

“A marca Petrvs Figueira se inspira em tudo isso para montar suas coleções e dessa vez vamos escolhendo algo muito importante, que é a religiosidade para o povo da Amazônia, como é sincrética, de como ela é pulsante e presente o ano inteiro, e em como a gente consegue demarcar as nossas vivências através dos ritos religiosos, dessa relação com as imagens sagradas, com as procissões, com as missas, tantas igrejas e museus que nós temos”, disse Petrvs.

FCP Incentivo à Arte e à Cultura -  O objetivo do concurso foi incentivar a produção artística e cultural paraense, no total foram  200 propostas inéditas contempladas pelo edital. A premiação está viabilizando a realização de shows, espetáculos, ocupações públicas, mostras, exposições, festivais, concertos, feiras culturais, instalações, exibições, performances, livro de artista, desfiles de moda, produções audiovisuais, produções artísticas para ambiente virtual, narrativas orais e práticas educativas.

Para Márcio Lins, o edital de Incentivo tem uma importância muito grande, principalmente para os produtores de cultura, para os artistas e fazedores de cultura do interior, que foram contemplados. “Então, a mostra do Incentivo à Arte e Cultura tem uma capilaridade muito grande, que é algo que nos deixou muito felizes. O edital mostra uma unidade dessas manifestações artísticas em participar de algo maior, ela representa justamente essa vontade da fundação junto com os próprios artistas e produtores de cultura”, disse.

Desfile ROGAI

Data: 2 de dezembro