Trupe Teia assombra as ruas de Belém com espetáculo circense realizado nas UsiPaz

As apresentações promovem a cultura amazônica através da contação de histórias
Por Álvaro Frota (FCP)
29/11/2023 14h07

Para valorizar cada vez mais a cultura local, a Trupe Teia anuncia a estreia de seu mais novo espetáculo no dia 29 de novembro. Nomeado por "Marias", o evento vai levar o público para um cortejo assombrado pelas ruas de Belém até o local de apresentação do grupo. A peça passará pelas Usinas da Paz do Guamá, do Jurunas e da Terra Firme até o dia 1º de dezembro, sempre a partir das 17h.

Sobre o espetáculo - "Marias" é um espetáculo que fala sobre as assombrações da Amazônia e traz práticas circenses e de contação de histórias, a performance surge a partir do desejo de valorizar as culturas urbana, ribeirinha e intriorana da região. O objetivo do evento é atingir o público periférico da cidade, garantindo o acesso ao teatro e seus desdobramentos, com a retomada de narrativas que fazem parte da memória social e coletiva.

"Quando a gente pensa nas Marias, a gente pensa nessas mulheres humanas, sobrenaturais e guardiãs das histórias. Inspiradas nos Griôs (guardiões da memória e da história oral de um povo ou comunidade), são elas que passam essa cultura para frente e permitem que as histórias sejam contadas, guardando-as como um elemento sagrado da cultura", explicou a artista e produtora cultural Victória Souza.

"A importância do evento está no fato de ser um projeto focado nas nossas raízes amazônicas, na valorização das nossas narrativas e no lúdico presente nas histórias e memórias que aprendemos de geração em geração, tudo isso transposto pra um espetáculo que mistura circo, teatro de bonecos e teatro de rua", disse a educadora, atriz e palhaça, Alana Lima.

No ano passado, a Trupe Teia apresentou um esboço do que seria o espetáculo durante a quarta edição do Cortejo Visagento. A performance seguiu do Cemitério Santa Izabel, percorreu as ruas do bairro do Guamá na noite do Dia das Bruxas. No Brasil, essa data também é dedicada à Matinta Pereira, personagem do folclore local.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Só este ano, o concurso destinou mais de R$ 6 milhões às artes cênicas, audiovisuais, literárias, musicais, design, moda, diversidade cultural e transformação social. O edital faz parte da política de descentralização dos recursos públicos às 12 regiões de integração do Estado.

Arte cênica - O espetáculo Marias utiliza diversos recursos para se comunicar com o público. COm o uso de máscaras, o grupo trabalha o suspense e mantém o imaginário sobre as figuras humanas e, por vezes, sobrenaturais, que percorreram às ruas no cortejo. Dessa forma, o mascaramento induz a plateia a fantasiar sobre o que está por baixo dos figurinos extravagantes.

Além das máscaras, é utilizado pelo grupo as pernas de pau, que é bastante difundido nas práticas circenses. A modalidade é capaz de transformar as pessoas em "gigantes" e encanta o público nas performances de rua. As técnicas foram ensinadas pela Trupe através de duas ações formativas: a oficina de máscara e a de pernas de pau.

“Através do projeto, nós tivemos as duas ações formativas para que as pessoas possam participar. Sendo assim, além de termos aprendido a andar nas pernas de pau, também possibilitou que outras pessoas pudessem aprender e estar no cortejo com a gente", informou Victoria.

Segundo a produtoram a oficina já está encerrada, mas as pessoas que participaram continuam conosco. "É um processo incrível e maravilhoso poder ter outras pessoas com a gente nesse momento", concluiu a produtora.

A atriz Alana Lima retoma a importância do evento falando sobre a prática circense. "A linguagem circense abre inúmeras possibilidades físicas, emocionais e principalmente coletivas. Conseguimos desenvolver uma consciência corporal muito intensa e também ajuda a trabalhar a confiança nos parceiros de trabalho, porque como toda atividade física, algumas práticas envolvem riscos, e aí entra um processo de se permitir ao risco por confiar em quem ta ali contigo, experimentar o novo e descobrir o que ele proporciona", disse.

"Enquanto linguagem artística, o circo expande o processo de criação pra uma magia diferente do teatro, mais desafiadora e que exige mais da gente enquanto artista, mas é profundamente divertido", opinou Alana.

Serviço: Espetáculo: "Marias"

Data: 29/11