Notícias

Fundação Cultural do Pará divulga programação para o fim de semana

Projetos foram contemplados pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura
Por Álvaro Frota (FCP)
25/11/2023 14h42 - Atualizada em em 28/11/2023 16h30

Na Grande Belém, o fim de semana será sinônimo de entretenimento com espetáculos e performances teatrais. A Fundação Cultural do Pará (FCP) promoveu diversas programações voltadas para as artes cênicas, selecionadas pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023. O edital também investiu cerca de 6 milhões de reais em artes visuais, musicais, audiovisuais, literárias, e outras.

Assim, o público da Região Metropolitana de Belém e de outras localidades pode desfrutar da arte e da cultura, que se fazem acessíveis a partir das políticas públicas de editais. Confira abaixo algumas programações de artes cênicas que ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro.

Quando a Folha Dança: Primeiro ato divoso de Anica, o caminho de volta

“Quando a Folha Dança” apresenta referenciais da cultura indígena e da dança contemporânea. O projeto discute a concepção da morte, sob a perspectiva de povos indígenas da Amazônia, e resgata o conceito de ancestralidade. O espetáculo ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h, na Clínica do Sensível, localizada na R. Ruy Barbosa, 1360, apto. 101 (térreo). Para mais informações, acesse o perfil no instagram.

Descendente do povo Arapium, Rosângela Colares comenta sobre as consequências da colonização no apagamento de sua cultura. “Nos foi ensinado a enxergar a morte como uma tragédia, o que não é verdade para muitos povos indígenas. No processo de colonização, línguas foram apagadas e os termos que eram usados pelos para descrever a passagem deste plano para o plano ancestral foram limitados à palavra morte”, explicou.

“A minha expectativa é que esse trabalho faça as pessoas se questionarem. A gente vive numa grande capital da Amazônia. A ancestralidade indígena está na cara, na pele, no vocabulário e na culinária das pessoas. Mas as pessoas não se reconhecem como indígenas, não respeitam a grande contribuição da cultura indígena para a nossa sociedade”, comentou a proponente.

THE CLUB

Exaltando a cultura das boates das décadas de 70 e 80, o projeto “The Club” apresenta dois estilos de dança criadas por grupos marginalizados, sobretudo negros, LGBTQIA+ e latinos. Trata-se do Eken e do House Dance, que foram importantes para o processo de autoconhecimento e autoaceitação dessas comunidades. O espetáculo será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, às 18h30 e às 20h30, no Mirai Centro de Movimento, localizado na Avenida Alcindo Cacela, 1398.

O diretor e coreógrafo Renan Mendes fala sobre sua expectativa quanto à atuação e convida o público a assistir. “A nossa expectativa é que as pessoas venham e mergulhem de cabeça nesse mundo que é encantador e muito divertido. É um universo onde as pessoas podem se sentir livres para ser quem elas são”, disse. 

“A dança, o espetáculo e a arte cênica nos proporciona isso. Nesse momento, a gente pode fazer o público esquecer um pouco das problemáticas do mundo e dos seus problemas pessoais e mergulharem com a gente em um universo completamente novo, onde as pessoas talvez não conheçam essas danças, mas que, por um tempinho, possam entrar de cabeça nelas”, comentou Renan.

A produção do evento pede para que o espectador esteja no local do espetáculo no horário marcado. A venda de ingressos pode ser feita através do instagram do grupo Mirai. Acesse a rede social clicando aqui. 

NuAnces

Espetáculo mágico e transformador que leva o público a uma jornada inesquecível na floresta amazônica. Em “NuAnces”, a Drag Queen Dangela do Curió se aventura em busca de uma conexão profunda com suas raízes. O espetáculo ocorre no dia 25 de novembro, às 19h, no Centro Comunitário de Piriquitaquara, na Ilha do Combu.

No coração da noite, envolta pela escuridão, Dangela escuta um enigmático assovio e decide seguir sua melodia. Com uma luminária que rasga a mata com seu brilho, ela parte em uma busca emocionante na direção do breu, onde a história e a tradição de seus ancestrais a aguardam. Noite após noite, a jovem bruxa drag persiste na procura, sempre acompanhada por esse misterioso assovio que ecoa em seus ouvidos.

"NuAnces" é uma experiência única que mistura o circo, a música e a dança em um espetáculo que transcende a realidade. Para mais informações e venda de ingressos, confira o perfil no instagram.