Fundação Cultural do Pará anuncia nova roda de Cinema na Casa das Artes

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
27/11/2023 07h54 - Atualizada em em 27/11/2023 07h55

Na próxima segunda-feira, 27, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) em parceria com a Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará, vai realizar mais uma Roda de Cinema. Nesta edição do projeto o tema é "Reflexões sobre o Cinema Feminista". O bate papo acontece no Cineauditório Alexandrino Moreira, a partir das 18h30 e entrada gratuita. Além disso, os participantes ganharam certificado.

O objetivo do projeto é poder fomentar entre os participantes, debates sobre uma variedade de filmes que foram selecionados, permitindo que todos além de assistirem possa também refletir sobre as obras e, estimular outras reflexões cinematográficas. O projeto também é uma iniciativa cultural que tem como finalidade promover análises e debates a respeito da relevância do cinema feminista nos últimos anos. Para esta edição as convidadas são a professora e crítica de cinema, Luzia Álvares, a advogada Natasha Vasconcellos e a cineasta Mailô Andrade.

A edição "Reflexões sobre o Cinema Feminista" busca proporcionar uma análise sobre o papel das mulheres no cinema e a forma com que suas contribuições têm moldado e desafiado as normas estabelecidas.

Mailô Andrade destaca a importância do poder que a mulher pode exercer no cinema. "É importante que sejamos capazes de enxergar a potência do cinema em representar e retratar experiências, dialogar com distintos públicos sobre questões e assuntos que sejam caros para nós, mulheres, contar histórias não contadas antes ou contadas sob outros olhares", disse a cineasta.

De acordo com Mailô, sua participação no projeto é para "falar de como uma obra cinemática pode servir de memória e corpo de uma história de vida de mulheres, que pode afetar outras tantas e provocar reflexões sobre temáticas que interpelam as nossas existências, como é o caso da violência, mas também da sobrevivência a cenários de horror".

Roda de Cinema "Reflexões sobre o Cinema Feminista"

Data: 27 de novembro

Local: Cineauditório Alexandrino Moreira

Endereço: Rua Dom Alberto Galdêncio Ramos, 236.

Entrada Gratuita