Notícias

Adaptação da peça 'Anti-Nelson Rodrigues' estreia na Casa Cuíra pelo Prêmio FCP

Adaptação do Grupo Palha ficará em cartaz desta quarta-feira, 22, a 3 de dezembro, sempre às 20h, na rua Dr. Malcher, 287, na Cidade Velha
Por Álvaro Frota (FCP)
22/11/2023 14h11

Ciúmes, ameaças e poder; o grupo de teatro Palha apresenta seu mais novo espetáculo, inspirado em um dos clássicos de Nelson Rodrigues. Trata-se da peça “O que não se diz apodrece em nós”, que estreia na Casa Cuíra às 20h, desta quarta-feira (22). O evento é resultado do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023 e ficará aberto ao público até o dia 3 de dezembro.

A obra adapta a performance “Anti-Nelson Rodrigues”, escrita pelo dramaturgo em 1973. Nela, ele aborda a história de Marcelo, um jovem mimado pela mãe, ladrão e sem escrúpulos, que se torna diretor na empresa do pai, pelo qual é desprezado. É a primeira vez que a peça é exibida na capital paraense.

Diretor e fundador do Grupo de Teatro Palha, Paulo Santana comenta que a adaptação é uma forma da nova geração conhecer o trabalho de Nelson Rodrigues. Ele descreve a trama como envolvente e impactante. “A surpresa do desfecho impressiona. O público será levado a refletir sobre o segredo que as pessoas escondem à respeito de quem são da verdade e o que sentem”, disse.

“Em nossa livre adaptação, mergulhamos nas relações entre as classes sociais que é, muitas vezes, o pano de fundo dos conflitos que emergem da interioridade das personagens, sobretudo, ao entrar em choque com os padrões morais que regem a vida em sociedade. Na nossa trama, há aqueles que se recusam a vender-se por dinheiro e, pela raridade dessa atitude, ocorre o triunfo da honestidade fundamentada", completou Paulo.

Criados nas décadas de 70 e 80, os grupos Cuíra e Gruta unem-se ao Palha na montagem da peça, em uma reunião ímpar e inédita. “Os três grupos são contemporâneos, crescemos assistindo um ao outro, mas nunca havíamos nos reunidos em uma obra só. Então sim, é uma ação conjunta que há algum tempo estamos planejando e agora deu certo”, declarou o ator Adriano Barroso.

Incentivo - Lançado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura investiu 6 milhões de reais nas linguagens de artes visuais, teatro, dança, circo, artes musicais e literárias, audiovisual, design e moda, diversidade cultural e transformação social. 

Essa é uma forma de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais do Estado. Além disso, surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção e inovação artísticas no âmbito das artes e da cultura do Pará. 

Além da peça “O que não se diz apodrece em nós”, do grupo Palha, outras 200 propostas foram selecionadas pelo referido edital apenas neste ano. Isso reforça o compromisso da FCP em assegurar o desenvolvimento cultural e artístico do Estado, através de ações formativas, linhas de financiamento, concursos e programas diversos.

Dramaturgia - Para o ator Adriano Barroso, Nelson Rodrigues é um dos dramaturgos brasileiros mais importantes. “Sua escrita sobre a alma humana, sobretudo, das classes médias brasileira é nevrálgico. Ele desnuda as hipocrisias, expõe o pensamento cruel que nosso país vem sofrendo das tais elites financeiras. São histórias íntimas, que coloca o expectador para refletir”, comentou.

Paulo Santana fala sobre a vida de Nelson e também ressalta sua importância para a arte no Brasil. “Ele atravessou um período de grande transformação e acompanhou bem de perto a queda da primeira república e das estruturas econômicas que vinham do século XIX. Foi esse Brasil de muitas mudanças sobre o qual Nelson escreveu durante a sua existência. Na época ele causou um escândalo e foi considerado tudo, menos um grande dramaturgo. Mas na verdade ele foi fundamental para a criação do teatro moderno brasileiro”, disse.

“Teatro é uma arte necessária para qualquer sociedade. Não falo somente sobre assistir ao vivo a performance do ator/atriz em cena. Mas sua efemeridade a torna mais contundente. Ali, no jogo de cana, o público pode se deliciar de diversas emoções e, dependendo do tema, pode também refletir sobre a própria vida”, finalizou Adriano.

“Estou aqui para convidar o público paraense que vai ao teatro, para assistir ao meu novo espetáculo, que vai estar em cartaz na Casa Cuíra, na cidade velha. Vem assistir ao nosso espetáculo e dar essa força para à cultura do nosso Estado. Viva o teatro paraense”, convidou Paulo.

Serviço

Espetáculo “O que não se diz apodrece em nós”

Livre adaptação da peça “Anti-Nelson Rodrigues”

Data: 22 de novembro a 3 de dezembro

Horário: 20h

Local: Casa Cuíra

Endereço: Rua Dr. Malcher, 287 - Cidade Velha

Informações e ingressos: (91) 99841-9117 e instagram @teatropalha