Fundação Cultural entrega mais de 13 mil livros para escolas da região do Guajará

Por Manuela Oliveira (ASCOM)
09/11/2023 14h59 - Atualizada em em 10/11/2023 10h48

Mais de 13,6 mil livros foram entregues para escolas municipais da região do Guajará, na manhã desta quinta-feira (9) pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A ação faz parte do programa "Leitura Por Todo o Pará", um programa inédito, com o maior investimento em prol da literatura paraense. A cerimônia de entrega foi realizada no auditório da Escola Municipal Benvinda de França Messias, em São Brás, em Belém.

A Fundação Cultural do Pará desempenha uma forte política voltada para leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) é o setor da FCP responsável por monitorar bibliotecas nos 144 municípios. Assim, a Fundação realiza diagnóstico em todo Estado e atua como parceira dos municípios, contribuindo para o fomento da leitura, dentro de cada realidade local.

Durante o ato de entrega desta quinta-feira, o presidente da FCP, Thiago Miranda, falou a relevância do projeto. “Ficamos muito felizes em poder participar de um momento tão importante para nossa cultura paraense. O governador sempre reitera a necessidade de que as políticas culturais por ele implantadas ofertem oportunidade de acesso a recursos através de políticas de incentivo e editais que fomentem a cultura do nosso Estado, esse programa tem esse objetivo. Quero agradecer a prefeitura de Belém e toda sua equipe, em nome do Governo do Estado e do nosso governador Helder Barbalho”.

As escolas contempladas estão ligadas ao Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) que atua para democratizar o acesso ao livro e incentivar a leitura nas escolas nos oito distritos de Belém. Presente na entrega, a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos destacou a importância da leitura como instrumento de transformação social.

Na oportunidade foram entregues livros de escritores paraenses para 34 escolas municipais, a exemplo de instituições das ilhas de Mosqueiro, Combu e Caratateua. Cada kit é composto com 400 livros. Os acervos doados referem-se ao edital Cessão de Obras de Autores Paraenses como Juraci Siqueira e Andréa Cozzi, que prestigiaram o momento.

Leitura por Todo o Pará –
Para fomentar a leitura por todo o Estado, ampliando o acervo nos espaços de leitura, promovendo a literatura infantil paraense, garantindo o acesso à leitura, fortalecendo o conhecimento com obras paraenses, fazendo a qualificação de escritores e os demais fazedores de cultura, dois editais fazem parte do programa, que são: o edital de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura e o edital Cessão de Obras de Autores Paraenses.

O edital de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura tem o objetivo de reconhecer e estimular iniciativas culturais que estão sendo realizadas por pessoas físicas em comunidades paraenses de forma fixa ou itinerante. Dessa maneira, o instrumento pretende contribuir para a manutenção da produção e sustentabilidade econômica dos profissionais que atuam na cadeia do livro.

Já o edital Cessão de Obras de Autores Paraenses objetiva a realização da cessão de uso de obras/títulos de autores paraenses visando a ampliação do acervo utilizado nos espaços de leitura, promovendo e valorizando a literatura e a história paraense, bem como, garantindo o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares (rede pública), bibliotecas hospitalares da rede pública e bibliotecas de casas de ressocialização e prisionais.

Democratização – Em 2023, com a proposta de levar acervo bibliográfico para as 12 regiões de integração do Pará, a FCP entregou quase 200mil livros e até maio de 2024, entregará mais de meio milhão de livros, em diversos municípios do Estado. “Cada município tem a sua realidade e a Fundação atua em parceria. Portanto, trata-se de uma vasta política pública de leitura que faz a diferença para as pessoas e instituições. Por meio desse programa, alcançamos pessoas das diversas regiões do nosso grandioso Pará. É a leitura como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano.”, avalia o presidente da FCP.