Fundação Cultural do Pará participa da 5ª Conferência de Cultura de Belém

O evento reuniu gestores, artistas e fazedores de cultura para debater políticas publicas nas três esferas de governo
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
30/10/2023 17h09

A Fundação Cultural do Pará (FCP) participou da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Belém, promovida pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel) nesta segunda-feira (30), no auditório Ismael Nery, no Centur, na capital paraense. Com as participações do diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos; da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a programação incluiu debate sobre políticas públicas referentes aos seis eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura, visando ao diálogo e à cooperação entre o poder público e a sociedade na elaboração e gestão das políticas públicas.

As conferências fazem parte da estrutura do sistema, que promove ampla escuta para, ouvindo as vozes, avaliando os territórios e melhorando políticas públicas e instrumentos.

Para Pedro Vasconcelos, a Conferência Municipal de Cultura é um evento grandioso, com um público expressivo de artistas, fazedores de cultura e trabalhadores, em um diálogo entre o poder público, a sociedade civil e os governos federal, estadual e municipal. “É uma alegria enorme para o Ministério da Cultura, para mim pessoalmente, que gosto muito de Belém, estar participando dessa conferência aqui hoje”, disse Pedro Vasconcelos.

A conferência contou ainda com vários artistas, como Iracema Oliveira, guardiã de pássaro junino, manifestação tipicamente paraense; a cantora Mariza Black, que abriu o evento, e o cantor Pinduca. “Isso, para nós, é muito importante, pois o Estado que não tem cultura, não tem turismo, e é isso que nós precisamos”, disse Pinduca, consagrado cantor de carimbó, acrescentando que “uma das coisas que precisa, principalmente dentro de Belém, é união. Toda a classe artística precisa se unir para fortalecer a nossa cultura”.

Homenagem - No evento foi homenageada a professora Zélia Amador. “O nome do evento é para a nossa homenageada, pois é preciso honrar as pessoas quando estão em vida e com muita saúde. E a professora Zélia segue inspirando com sua inteligência e sua práxis sociocultural a construir novos valores e a firmar, a partir da ancestralidade, a produção de um futuro possível, futuro de homens e mulheres que possam viver em igualdade”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O professor de Filosofia e produtor cultural Evanildo Meces avaliou a conferência como um momento de união e confraternização dos produtores, fazedores e fazedoras de cultura do município, e também um momento para elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento da cultura em Belém.

Parceria - A Fundação Cultural do Pará fomenta a cultura em todo o Pará, fazendo parcerias que valorizam e popularizam a cultura paraense.

Guilherme Relvas, diretor Administrativo e Financeiro da FCP, disse que “a democratização do processo cultural, tanto do Município, como do Estado e da União, podem chegar aos produtores culturais e aos fazedores de cultura nas suas várias vertentes, tanto aos produtores do audiovisual, do teatro, da dança, à juventude, aos mestres de cultura e etc. A conferência serve para isso; para que se busque propostas que possam contemplar a todos”.