Notícias

Com apoio da FCP, projeto oferece capacitação a pessoas em vulnerabilidade social, na RMB

Mais de quatro mil participantes já foram beneficiados com formação em gastronomia em 20 municípios
Por Álvaro Frota (FCP)
20/10/2023 12h28

Realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Semear) com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), o projeto "Gastronomia do Amanhã" já percorreu mais de 20 municípios e capacitou mais de quatro mil pessoas. Além de municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), a programação irá chegar às regiões dos Carajás, do Rio Capim e do Rio Caeté até o fim do ano.

A proposta é utilizar produtos locais, valorizando hábitos e costumes culinários do estado, além de garantir a capacitação para pessoas que não têm acesso a cursos de gastronomia em instituições privadas. 

"O 'Gastronomia do Amanhã' visa transformar realidades, não apenas ampliando horizontes, mas também contribuindo para o aumento da renda mensal para as pessoas mudarem suas vidas através de um projeto que gera renda, autonomia e independência financeira", explicou Liane Gaby, idealizadora e presidente do ICAA, que desenvolveu a iniciativa a partir do momento em que Belém recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco.

Incentivo - A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove diversas ações de caráter social para comunidades nas 12 regiões de integração do estado. Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), a instituição contribui também para o desenvolvimento econômico da população. 

"Nós só temos a agradecer a oportunidade de termos sido aprovados por 10 anos seguidos no processo seletivo da Lei Semear. Hoje, podemos dizer que o projeto cresceu e se desenvolveu basicamente pela Lei", afirmou Liane Gaby.

Qualificação - Itinerante, o projeto já percorreu o estado do Pará, oferecendo uma programação com amplo conteúdo que aborda noções de empreendedorismo, técnicas de cozinha, segurança alimentar e de marketing.

A formação será acompanhada pela cozinheira social Verena Aquino, que supervisionará cada ação realizada. Cada curso tem a duração de uma semana, totalizando a carga horária de 20h para cada turma. Durante este período, os alunos terão aulas de prática e teóricas de técnicas de cozinha e biossegurança, além de uma palestra de marketing e empreendedorismo. Ao final das atividades, é feita a entrega de certificados e a degustação dos pratos preparados.

Programação -

"Gastronomia do Amanhã" 

Marituba
Data: 23 a 27/10
Horário: 14h
Local: Instituto Paraense de Educação e Arte

Santa Izabel
Data: 30/10 a 03/11

Benevides
Data: 06 a 10/11

Castanhal
Data: 13 a 17/11

Demais locais, datas e horários serão divulgados no instagram @gastronomiadoamanha