Casa das Artes, em Belém, recebe Mostra Cine Caeté neste fim de semana

Evento foi contemplado pelo Prêmio Mergulho FCP 2023, edital que contemplou 15 propostas inéditas voltadas para o audiovisual
Por Álvaro Frota (FCP)
20/10/2023 12h21

A Casa das Artes, espaço da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém, irá receber nesta sexta-feira (20) e sábado (21) a Mostra Cine Caeté, tematizando a Amazônia e valorizando a produção cultural do estado. A programação, que inicia às 19h, é realizada pela Sapucaia Filmes e será realizada no Auditório Alexandrino Moreira, onde serão exibidos seis filmes regionais. O evento também contará com bate-papos com os realizadores do projeto.

A mostra faz parte do ciclo de resultados do Prêmio Mergulho FCP 2023. O edital contemplou 15 propostas inéditas voltadas para o audiovisual, com produções focadas na Amazônia. O Cine Caeté promove debates sobre o meio ambiente e expõe o trabalho de ativistas que lutam pela garantia dos direitos sociais da região.

"O Mergulho é um edital voltado para o audiovisual e dá possibilidade de ocupação da Casa das Artes. Os nossos concursos têm o objetivo de descentralizar a produção cultural da capital para todos os municípios do Estado. Então, nós fizemos o caminho inverso, saindo do interior e vindo para a capital", declarou Melissa Barbery, coordenadora de Audiovisual e Artes Visuais da Fundação.

Os filmes que serão exibidos retratam a realidade da Amazônia em meio à extração ilegal de madeira, desmatamento e queimadas. Entre os títulos, destacam-se "A Mãe de Todas as Lutas", "Mangues, Mundus", Andiroba" e "Katu, nós somos o povo Ka'apor". Serão exibidos também filmes realizados nas oficinas de Iniciação ao Audiovisual.

"A ideia é não apenas realizar a mostra, mas dialogar e trocar conhecimentos sobre esses assuntos. Eu acho que eles (ativistas) têm muito mais a nos oferecer. O Cine Caeté tem a intenção de se transformar em uma sala de cinema e ampliar suas atividades. Em determinadas regiões não há cinema. Para ver um filme seria necessário pegar um transporte e ir até Belém. Então, a ideia da mostra é fortalecer esses espaços de exibição de filmes", explicou San Marcelo, um dos idealizadores do projeto.

Além de Belém, a mostra já passou por Bragança, na região do Rio Caeté, e por Eldorado dos Carajás, na região do Carajás. A programação incluiu uma mostra ambiental com cinco filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, todos produzidos no Pará. Além disso, houve três oficinas e bate-papo com cineastas e outros convidados. O projeto ofereceu ainda cursos rápidos sobre filmes de bolso, jornalismo ambiental, documentário, cinema, entre outros.

Audiovisual - A Mostra Cine Caeté traz as principais discussões sobre Amazônia e meio ambiente para as telas. O acesso às produções é gratuito e garantido para todos que se interessam pelo cinema regional. A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, abre suas portas para as mais diversas linguagens artísticas.

"A Casa das Artes é um espaço de experimentação de arte e cultura. É um local onde as coisas estão e que trabalha com artistas envolvidos nessa temática social. Todo esse trabalho é feito para os artistas e para o público em geral, sendo muito importante que conheçam as produções que estão sendo realizadas, e nada melhor do que expor isso através de mostras", concluiu Barbery.

San Marcelo ressaltou a importância do Prêmio Mergulho FCP 2023 para a realização do seu projeto. "Foi fundamental ter um edital específico para o audiovisual e para essa linha de produção. Algumas obras, principalmente as de curta e média duração, não têm espaço nas salas de exibição comercial. Então, o edital possibilitou que essas produções circulassem no estado inteiro, impulsionando o esses projetos em diversos locais", disse.

"A gente precisa desses incentivos que o Estado oferece e foi a partir dessa gestão do governo que as produções culturais foram descentralizadas. Assim, pudemos mostrar que temos capacidade e que a gente só precisava de algumas oportunidades de construir e produzir filmes de qualidade", finalizou San Marcelo.