Fundação Cultural do Pará entrega mais de 9 mil livros na região do Guajará

Por Manuela Oliveira (ASCOM)
19/10/2023 13h32

Com a proposta de levar acervo bibliográfico para as 12 regiões de integração do Estado do Pará, a Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou 9,2 mil livros na região do Guajará, nesta quarta-feira (18). A cessão de obras de autores paraenses é destinada a bibliotecas públicas municipais, escolares, prisionais e hospitalares da rede pública. Até o final do ano a FCP entregará quase 200 mil livros, em diversos municípios do Estado.

Hoje foram entregues para o município de Santa Bárbara do Pará 5,6 mil livros, destinados a 12 escolas municipais, uma estadual e uma biblioteca municipal. Já o município de Marituba recebeu com 3,6 mil livros, para oito escolas municipais e uma biblioteca.

Durante a cerimônia de entrega em Marituba, o presidente da FCP, Thiago Miranda, entregou os livros e falou sobre a importância do programa: “Incentivar projetos culturais é a garantia de direito à cidadania, à democratização da arte e à cultura. Com base nessas diretrizes, a FCP assume o compromisso de garantir o acesso à leitura e a literatura por meio dos editais e programas estaduais”, avalia o presidente.

Na oportunidade, o prefeito de Santa Bárbara, Marcus Leão Colares, agradeceu a contemplação do município pelo projeto da Fundação: “Estamos muito gratos com a presença do presidente da Fundação e sua equipe em nosso município. É de muita importância para nós recebermos estes livros que muito contribuirão para nossa população. Além disso, a Fundação é nossa parceira em outros projetos, sempre nos apoiando com projetos no campo da cultura.”, disse.

Os livros foram entregues, por meio do edital Cessão de Obras de Autores Paraenses, que tem por objetivo ampliar o acervo utilizado nos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história paraense.

Ademais, o instrumento busca também garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares (rede pública de ensino), bibliotecas hospitalares da rede pública, bibliotecas e casas de ressocialização prisionais.

“Entendermos que sair da sua zona de conforto do gabinete e vir para os municípios conhecer nossas necessidades é muito importante. Esse novo acervo é o que nós sempre sonhamos, que é da nossa região, é Amazônia, é de editoras do Pará e a Fundação tem sido a nossa grande parceira, só assim foi possível nossas escolas receberem esses livros. Só temos a agradecer”, disse durante a entrega Lene Pamplona, secretária de cultura do município de Santa Bárbara.

Leitura por Todo o Pará – Trata-se de um programa idealizado para fomentar a leitura por todo o Estado, ampliando o acervo nos espaços de leitura, promovendo a literatura infantil paraense, garantindo o acesso à leitura, fortalecendo o conhecimento com obras paraenses, fazendo a qualificação de escritores e os demais fazedores de cultura. Para isso, dois editais fazem parte do programa, que são: Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura e o edital Cessão de Obras de Autores Paraenses.

O edital de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura tem o objetivo de reconhecer e estimular iniciativas culturais que estão sendo realizadas por pessoas físicas em comunidades paraenses de forma fixa ou itinerante. Dessa maneira, o instrumento pretende contribuir para a manutenção da produção e sustentabilidade econômica dos profissionais que atuam nesse ramo.

Este ano foram contemplados 21 projetos pelo referido edital. Um desses projetos contemplados, o Kombiteca, da professora Marichele Pantoja, que esteve presente na entrega de Santa Bárbara e falou da importância do edital para realização de seu sonho. “Sem o edital da Fundação Cultural não conseguiria levar a leitura para jovens por meio da Kombiteca, que por meio de uma kombi leva livros e contação de histórias para comunidades do município”, contou.

Marituba- o Município de Marituba também foi agraciado com 3,6 mil livros, pelo edital Cessão de Obras de Autores Paraenses. A entrega foi realizada na biblioteca pública Professora Maria Luzia Rabelo Freire. Na ocasião, a prefeita do município, Patrícia Alecar, falou da parceria com a FCP e a importância do recebimento dos livros.

“Hoje estamos recebendo quase quatro mil exemplares para nossas escolas e biblioteca e estamos muito felizes, pois mais leitura é mais cultura e também mais educação. Nossas necessidades são muitas e a partir do momento que a gente firma uma parceria com a Fundação Cultural, com o governo, para esse e outros projetos culturais isso nos possibilita que a gente leve mais trabalho, que a gente execute mais as necessidades do nosso povo”, disse a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar.

“Trabalhamos também a parte de fomento à leitura e, assim, aumentamos o valor simbólico da leitura para a nossa população. Trabalhamos a economia do livro que tem todo um trabalho técnico que a Fundação se propõe a fazer junto com o quadro técnico do município. Hoje, celebramos a entrega desses volumes que são um investimento relevante, de editores paraenses. Estamos aqui com esse sentimento de trabalho colaborativo, de mostrar que o Estado está presente, de mostrar que a Fundação tem um trabalho importante e que estamos disponíveis para trabalhar junto com vocês.”, informou Guilherme Relvas, diretor administrativo da Fundação Cultural, que também participou das entregas.