FCP realiza o projeto ‘Conversa com o Escritor’, na Biblioteca Arthur Vianna, nesta quinta-feira, (19).

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
18/10/2023 17h54

A Biblioteca Arthur Vianna, localizada na sede da Fundação Cultural do Pará, realizará nesta quinta-feira (19) o projeto ‘Conversa com o Escritor’, que começará às 17h, no auditório Aloysio Chaves. O convidado desta edição é o Adriano Abbade, vencedor da I Bienal das Artes em Belém - Prêmio Bruno Menezes 2022.

O “Conversa com o Escritor” é um espaço para o diálogo com autores e autoras contemporâneos do cenário paraense, com o objetivo de difusão da escrita produzida e da formação de leitores.

Jorge Ramos, técnico em gestão cultural, falou sobre o projeto. “Os escritores que têm trabalhos lançados recentemente, ou premiações, são convidados para um bate papo informal sobre seu percurso literário e artístico assim como a leitura de textos”, disse o servidor.

Adriano Abbade é escritor, poeta e jornalista, e autor do livro premiado “Transversais”. Ele conta qual a importância de ter essa proximidade do artista com seus leitores. “O escritor conversar com seu público, para mim é importantíssimo, pois é um momento especial para ter a possibilidade de compartilhar a leitura, pontos de vista e troca de ideias, e isso me entusiasma, uma vez que a atividade literária na maioria das vezes é uma atividade solitária, então o contato com o público é uma maneira especial de estar mais próximo dos leitores, esse contato corpo a corpo é imprescindível”, disse o jornalista.

História -  A obra foi escrita entre 2019 e 2022, período em que o brasileiro estava passando por diversas situações de instabilidade com a pandemia. O livro se volta para a maneira como o artista enxergava o mundo. “Transversais” foi premiado pelo prêmio Bruno Menezes 2022, concedido pela prefeitura municipal.

O livro é composto 42 poemas dividido em 4 partes, que se relacionam pelas formas e pelo tom de alguns poemas. Os leitores irão encontrar uma seção de poemas voltados para a realidade, outros poemas já são mais abstratos explorando a sonoridade, o ritmo e as imagens do poema. Outros já são metalinguísticos tentando fazer um diálogo com outras artes, como a fotografia e o cinema.

Conversa com o Escritor

Data: 19 de outubro

Horário: das 17h às 18h

Local:  auditório Aloysio Chaves, 3° andar da sede da Fundação Cultural do Pará.
Av. Gentil Bittencourt 650 (Nazaré), Belém do Pará, PA