I Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônica Paraense acontecerá na Casa das Artes, em Belém

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
15/10/2023 09h09

Debates e reflexões sobre a importância da crítica cinematográfica acontecerão no l Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônica Paraense, nos dias 17 à 19 de outubro, a partir das 18h, na Casa das Artes, realizado pela Associação de Críticos de Cinema (ACCPA), juntamente com a Fundação Cultural do Pará (FCP). As inscrições começam hoje, e irão até o dia 15 às 14h.

A proposta do projeto é debater com o público presente temas, temáticas e narrativas que influenciam as análises fílmicas de caráter regional e global. Além de ampliar o fomento do audiovisual no Estado, estimulando o interesse ao conhecimento histórico da crítica de cinema a partir de informações sobre sua significativa atuação.

Ademais, o seminário será composto de apresentações e palestras para debates com participação de críticos de cinema da associação e convidados, que falarão sobre a atuação com relação dos entendimentos das (r)evoluções temáticas e estéticas proporcionadas por diversos cineastas, com as descobertas sobre uma frente política na cinematografia. Tende-se também a avaliar as novas tecnologias inventadas que circulam no meio dessa arte.

Segundo a Coordenadora do Audiovisual e Artes Visuais, Melissa Barbery, é de grande importância falar sobre o audiovisual. “É o primeiro seminário que realizamos, mas já pensamos em ser um evento contínuo, pois o audiovisual está em relevância, e a Fundação Cultural não poderia ficar de fora”, disse Melissa.

“A Casa das Artes tem um trabalho a ser feito, tem um compromisso com o audiovisual, seja ele brasileiro, global ou regional.  Esperamos que o público participe, e curta o que estamos preparando”, finaliza a coordenadora.

Para o presidente da ACCPA, Marco Antonio Moreira, a crítica de cinema contribui para a cultura, pois as críticas são essenciais. “A crítica cinematográfica tem muito a contribuir, eu acho interessante a gente pensar nesse sentido de que podemos aprender lendo. Um segmento comercial não é necessariamente popular, então esse lado crítico do cinema, essa avaliação mais crítica de análise de filmes, na minha opinião, é importantíssima”.

“É muito legal ter essa parceria com a casa das artes, minha antiga amiga que tem uma preocupação enorme com todos os tipos de artes. Eles têm um compromisso histórico com a cultura artística aqui em Belém”, disse o presidente.

“Fico muito satisfeito, de poder ter o apoio da FCP, e esperamos que o seminário seja um sucesso, que as pessoas possam ter um tempinho para estar conosco nos dias 17, 18 e 19, a partir das 18h”, convida Marco.

l Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônica Paraense

Data: 17, 18 e 19 de outubro
Local: Casa das Artes, N 236 Rua Dom Alberto Galdêncio Ramos, Belém, PA.
Total vagas: 50 vagas presenciais, e 50 vagas sala virtual.
Para se inscrever, clique aqui.

Dia 17/10/2023

18h30 - Abertura com apresentação musical de Paulo José Campos de Mello com exibição do curta metragem O Imigrante (1917) dirigido por Charles Chaplin
19h - Histórias e Homenagens da ACCPA - Pedro Veriano (crítico de cinema e pesquisador) e Marco Antonio Moreira (Crítico de cinema e pesquisador)
19h30 - Palestra: - Crítica cinematográfica: Da história pessoal à importância de uma revisão quebrando saberes e mitos - Luzia Álvares (professora, pesquisadora e crítica de cinema)