Notícias

Fundação Cultural do Pará leva projeto de leitura para região do Carajás

Por Manuela Oliveira (ASCOM)
10/10/2023 15h04

Para reduzir o déficit de municípios sem biblioteca pública no Estado do Pará, a Fundação Cultural do Pará (FCP) doará 2,4 mil livros para a biblioteca pública Professora Maria Catarina Soares em Palestina do Pará, localizada na região de Carajás, que será entregue nesta quarta-feira (11), às 9h.

Além da doação do acervo com publicações de autores paraenses, a Fundação Cultural também doará para a nova biblioteca brinquedos que irão compor a brinquedoteca que faz parte do novo espaço. Além disso, a FCP contribuiu com a capacitação dos profissionais que atuarão no local, bem como com a preparação da brinquedoteca e demais ambientes.

“Com essa ação, a FCP leva fomento para a região dos Carajás, ajudando a criar novos leitores e escritores paraenses. Assim, cumprimos com uma de nossas missões de incentivar a leitura”, avalia o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Toda a doação de livros faz parte do programa “Leitura por Todo o Pará”, através do edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses, que distribui acervos pelo Estado para todos que se inscreverem e solicitam a doação. O projeto já distribuiu milhares de acervos para bibliotecas municipais, estaduais, e sistemas penitenciários.

Democratização - O Leitura Por Todo Pará é uma das ações de interiorização da Fundação, que há mais de 15 anos democratiza o acesso à cultura nos municípios do Estado.

A Fundação Cultural do Pará tem por missão fomentar, preservar e difundir os bens culturais, assegurando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício e o desenvolvimento das artes em geral mediante atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa. Com isso, ela promove o homem como agente de sua própria cultura. É sediada em Belém e com alcance a todas as regiões do Estado.

“A grande importância dessas ações é a democratização do acesso ao conhecimento e cultura para todos os cantos do nosso Estado. São formas de também se levar aos municípios das demais Regiões de Integração conhecimento e cultura, uma das formas de amenizar um processo de concentração dos recursos, que têm historicamente favorecido Belém e a Região Metropolitana”, informa o presidente da FCP, Thiago Miranda.