Fundação Cultural do Pará doa 4 mil livros para biblioteca municipal no Rio Grande do Sul

Obras do Programa “Leitura Por Todo o Pará” vão ajudar a reorganizar o acervo da Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, atingida pelas enchentes
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
02/10/2023 10h44

A Fundação Cultural do Pará (FCP) doou 4 mil livros para a Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, no Rio Grande do Sul, atingida pelas enchentes. Os livros foram entregues nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A doação resulta de ação humanitária e cultural para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, que sofre as consequências das chuvas fortes que atingem a região. Um dos locais muito atingidos foi a biblioteca Érico Veríssimo, que perdeu a maioria do acervo.

Para Thiago Miranda, presidente da FCP, ajudar outros estados é contribuir para que a cultura continue viva, mesmo em momentos delicados. “A Fundação Cultural está cumprindo seu papel, juntamente com a Secult, em ajudar a comunidade do Rio Grande do Sul com a doação de livros, pois é nosso dever como instituição cultural amparar todos que precisarem”, disse o gestor da Fundação.

“Nossos sentimentos e solidariedade à população prejudicada com as enchentes. Os governantes podem contar com o apoio e colaboração da Fundação Cultural do Pará”, afirmou Thiago Miranda.

As obras doadas pela FCP são do Programa “Leitura Por Todo o Pará”,  que distribui livros para escolas estaduais e municipais, e para penitenciárias que trabalham a ressocialização dos custodiados.

Trabalho solidário - Segundo Suzana Tota, diretora de Leitura e Informação da FCP, “não temos fronteira. Assim como nós estamos fazendo essa doação para o Rio Grande do Sul, os outros estados poderão disponibilizar suas publicações para nós, pois existe essa ponte cultural, porque essa é a grande riqueza desse trabalho solidário”.

“Foram encaminhados os livros para a Secult, e esses livros são compostos por literatura paraense, um material que valoriza os escritores regionais. Toda obra literária é útil para todas as bibliotecas. Os livros serão úteis para fortalecer a leitura dessas pessoas que sofreram com a perda literária”, acrescentou Suzana Tota.