Notícias

Festival Amazônia Mapping leva arte para Alter do Chão com apoio da FCP

Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Programa Semear, incentiva evento no oeste do Pará
Por Álvaro Frota (FCP)
29/09/2023 09h47 - Atualizada em em 04/09/2024 20h01

Arte, inovação e tecnologia, um dos maiores eventos culturais do Estado celebra 10 anos de história com performances e shows inéditos. É o Festival Amazônia Mapping que chegará em Alter do Chão no dia 30 de setembro, a partir das 19h. O projeto é apoiado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Semear.

Pioneira em apresentações de vídeo mapping, a celebração vai contar com projeções mapeadas de artistas visuais nacionais e internacionais. Os nomes foram selecionados por meio de edital e curadoria direta da artista visual e diretora artística Roberta Carvalho. As projeções vão ser feitas nas paredes da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, prédio histórico da cidade.

O objetivo do Festival é trazer um novo olhar para a paisagem urbana, transformando prédios e espaços históricos em obras de arte. O evento alia potência cultural e inovação, através do desenvolvimento de obras que conectam as artes visuais, a tecnologia e o espaço urbano. Grupos e bandas de música vão tocar na ocasião, levando a pauta da sustentabilidade e da preservação ambiental para o mundo, através da arte.

“Após 10 anos de atuação, o Festival Amazônia Mapping continua a ecoar seu papel para a Amazônia e transformar a ocupação de espaços históricos. Desta vez, não será diferente, esperamos que cada vez mais as pessoas adentrem a Amazônia para além do que conhecem”, destaca Roberta Carvalho.

Protagonismo -  Em um momento em que as atenções se voltam para o Estado, que será sede da COP-30, a Fundação Cultural do Pará desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento da cultura local. Mais do que promover ações na capital, a FCP tem como missão a preservação e difusão da arte e do ofício nos 144 municípios paraenses.

O mais importante evento internacional sobre o clima está previsto para acontecer em novembro de 2025. A ocasião reunirá chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. 

Nesse contexto, o Amazônia Mapping propõe o reconhecimento da cultura da amazônica como potencializadora de debates sobre a preservação do bioma e o respeito à diversidade cultural da região. Realizado com apoio da FCP, via Programa Semear, o festival promoverá shows inéditos, performances artísticas, além de oficinas formativas, fomentando a criatividade dos artistas e profissionais da área.

“A iniciativa reafirma a força da cultura produzida e difundida na Amazônia e dá protagonismo à arte de criadores de todo país. É uma oportunidade única de estar presente em um festival que acontece na Amazônia, em um momento tão importante para nossa região, que protagoniza o debate acerca das questões climáticas mundiais”, afirma Roberta Carvalho.

Incentivo - Para o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, a FCP tem como objetivo garantir o desenvolvimento cultural no Pará através das linhas de financiamento e da Lei de Incentivo à Cultura. “Nós estamos aqui para estimular a pesquisa e a experimentação em diversas áreas artísticas e promover o cidadão amazônida como agente de sua própria cultura”, explicou.

É nesse cenário que o Semear atua, tendo como princípio vital o desenvolvimento de políticas públicas para a valorização e fomento da produção criativa e o acesso à arte e à cultura. Assim, engloba os mais diversos projetos culturais, com diferentes linguagens estéticas. 

A Secretária Executiva do Semear, Carmem Fischer, define o Festival como sendo de extrema importância para a região amazônica. “O Amazônia Mapping apresenta a arte sustentável, com recursos aplicados à novas tecnologias e isso é maravilhoso, porque alia a inventividade, a visualidade, a beleza, a consciência ambiental e a inovação em arte, voltado para o crescimento para o crescimento sociocultural e econômico do estado”, disse.

Serviço

Gratuito

Data: 30 de setembro

Horário: a partir das 19h

Local: Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Alter do Chão

Endereço: R. Turiano Meira, 530 - Alter do Chão, Santarém/PA