No campo das artes cênicas, a improvisação e a experimentação estimulam a criatividade e a inovação ao trabalhar com diferentes linguagens artísticas. É nesse contexto que nasce o Dramaturgias em Processo, projeto que combina os trabalhos em andamento de performistas com a participação do público. O evento vai ser realizado na Casa das Artes, em Belém, às 19h do dia 26 de setembro.
Os artistas Acácio Barbosa, Wallace Horst, Pedro Bolha e Ruber Sarmento apresentam, cada um, suas visões de mundo através das práticas teatrais e circenses. O projeto surgiu como resultado do workshop “Poéticas da Dramaturgia Circense um Laboratório de Escriturgências”, realizado pelo pesquisador Diocélio Barbosa de forma online.
Para Acácio, o workshop foi um momento muito importante para sua carreira. “Essa oficina possibilitou que nós, que temos uma rotina muito corrida, pudéssemos ter um momento de capacitação online. Nós tivemos contato com pessoas que dificilmente encontraríamos em um período tão curto de tempo, incluindo pessoas de fora do Brasil”, disse.
“Minha primeira impressão da oficina foi de ter facilitado a troca de conhecimento e ter dado acesso a outros olhares e vivências dentro desse universo da dramaturgia e do circo. Para mim foi muito importante entender cada detalhe desses processos e foi muito importante para me aproximar da dramaturgia”, comentou Pedro Bolha. “Foi uma experiência muito positiva e interessante, da qual eu nunca tinha participado”, concluiu.
Wallace Horst conta sobre a marca que o projeto deixou em sua relação com as práticas circenses. “Falar com pessoas que trabalham com acrobacia, máscaras, tecidos e com as mais diversas linguagens traz um acolhimento muito grande. Por mais que estivéssemos em locais distintos, estávamos muito próximos por causa do circo, que traz várias pessoas discutindo suas poéticas para entender esse processo de como construir dramaturgias para esse fazer tão antigo e que nunca morre”.
Novas práticas - O 'Dramaturgias em Processo' pretende compartilhar esses trabalhos por meio da perspectiva conceitual da dramaturgia expandida. O conceito é uma abordagem contemporânea nas artes cênicas, que rompe com as convenções tradicionais do teatro e busca explorar novas possibilidades de narrativa. O objetivo da prática é criar experiências mais imersivas e sensoriais, levando o público a explorar diferentes perspectivas e entendimentos da narrativa dramática.
Danilo Bracchi, coordenador de Artes Cênicas da FCP, comenta sobre a importância da Casa das Artes, espaço da Fundação Cultural do Pará, abrir suas portas para esse tipo de evento. “Discutir dramaturgia circense é algo recente. Quando eu vi o projeto que o Diocélio estava desenvolvendo, eu achei importante trazer isso pra cá, para a Fundação, para capacitar cada vez mais esses dramaturgos”, disse.
"Esses artistas circenses precisavam de um espaço para discutir suas performances, tanto quanto os de outras linguagens artísticas”, finalizou Bracchi.
Serviço
Dramaturgias em Processo
Resultado do workshop “Poéticas da Dramaturgia Circense um Laboratório de Escriturgências”
Data: 26/09
Horário: 19h
Local: Sala de Dança, Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, em Nazaré, Belém.