Roda de Conversa na Casa das Artes aborda cinema e psicologia

A conversa será baseada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Raphaella Pontes e Danielle Freitas
Por Álvaro Frota (FCP)
25/09/2023 11h20

Na programação da próxima quarta-feira (27), as 18h30, a Sala Multiuso da Casa das Artes – espaço da Fundação Cultural do Pará (FCP) - vai receber a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Raphaella Pontes e Danielle Freitas, do Cesupa. “O cinema na graduação de Psicologia” é o tema abordado pelas graduandas.

As autoras do trabalho relacionam o cinema a uma perspectiva analítica, sob o olhar dos pesquisadores Sigmund Freud e Carl Jung. Para isso, foi desenvolvido o podcast “Na tela com elas”, com três episódios, incluindo um extra com o material teórico que embasa as discussões de cada capítulo.

A “Roda de Cinema” é uma ação promovida pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), em parceria com a Casa das Artes. O objetivo é estimular o estudo e a pesquisa sobre cinema, por meio de palestras, apresentações e conversas com pessoas vinculadas ao cinema. O CEC realiza ações culturais na Casa das Artes desde 2015. O crítico de cinema Marco Antonio Moreira é responsável pela coordenação e mediação do Centro.

A técnica em Gestão Cultural Laís Bentes ressalta a necessidade de abrir espaços para discutir assuntos relacionados ao cinema. “Belém tem sim um público que gosta muito de cinema. Os filmes são, geralmente, apenas exibidos, mas pouco discutidos. A Casa das Artes desempenha um papel fundamental para acolher essas pessoas”, disse Laís Bentes.

O evento é aberto ao público, principalmente amantes de cinema e estudantes.

Serviço: Roda de Conversa sobre o tema “O cinema na graduação de Psicologia”. Dia 27/09 (quarta-feira), as 18h30, na Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, bairro Nazaré.