Notícias

Secult e FCP lançam editais viabilizados pela Lei Paulo Gustavo

Por Álvaro Frota (FCP)
24/09/2023 11h06 - Atualizada em em 25/09/2023 10h26

Com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica no Estado, a Fundação Cultural do Pará (FCP) executará três editais de fomento ao audiovisual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do portal do Mapa Cultural do Pará até o dia 23 de outubro de 2023. O lançamento dos certames foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no Teatro Estação Gasômetro na manhã desta sexta-feira (22).

Os recursos somam mais de 62 milhões de reais em investimento, o maior já aplicado no setor cultural, que serão repassados pelo Governo Federal, através da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo. A Fundação Cultural do Pará ficará responsável pelos editais referentes aos incisos II e III do Artigo 6º da lei.

No lançamento, estavam presentes a Secretária de Cultura Úrsula Vidal e o presidente da FCP Thiago Miranda, que falou sobre a importância dos editais. “Gostaria de dizer que a gente fica muito feliz de estar participando desta grande entrega que o Governo Federal está fazendo para o nosso estado do Pará. Nós entregaremos três editais, no valor de 12 milhões de reais, de fomento aos cinemas de rua, itinerantes e cineclubes, além de mostras audiovisuais e apoio às salas de cinema”, disse Thiago.

A Secretária de Cultura também ressaltou a importância dessa parceria com a Fundação Cultural do Pará. “É importante que esses recursos cheguem rapidamente nós e com o máximo de transparência. Esse processo de seleção deve ser feito de maneira curada, com observação sempre partilhada de cada um dos parceiros. Então, sem a FUNTELPA, sem a Fundação Cultural do Pará, nós não conseguiríamos rodar”, finalizou.

A Lei Paulo Gustavo foi criada em homenagem ao artista-símbolo do setor cultural. O objetivo é apoiar os projetos apresentados pelos agentes culturais do Estado. A FCP, como instituição que preserva e difunde a produção artística no Pará, ficou responsável pelos editais destinados à formação audiovisual e apoio às salas de cinema, além de cinemas de rua e itinerantes. Confira abaixo.

Edital de Formação Audiovisual e Mostras e Festivais - O concurso vai selecionar 11 projetos audiovisuais para receberem os recursos que somam 2.4 milhões de reais. Os repasses serão feitos em duas categorias de premiação: “Apoio à Formação Audiovisual”, destinado ao desenvolvimento de oficinas para profissionais, estudantes e interessados no setorl; e “Apoio a Mostras e Festivais”, para a exibição de produções audiovisuais, como filmes de ficção, documentários ou animações.

Esses fomentos vão aprimorar as habilidades técnicas, criativas e gerenciais dos profissionais, bem como estimular a formação de novos talentos. Além disso, estimula a produção audiovisual, a formação de público e proporciona visibilidade à categoria.

Edital de Apoio às Salas de Cinema - Este concurso vai selecionar 16 projetos audiovisuais para receberem recursos financeiros como forma de incentivo nas categorias de 500 e 250 mil reais. Os valores vão ser destinados às reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema, incluída a adequação aos protocolos sanitários relativos à pandemia da COVID-19, sejam elas públicas ou privadas.

Edital de Cinemas de Rua ou Itinerantes e Cineclubes - O objeto do concurso é a seleção de até 41 projetos culturais de audiovisual para receberem recursos financeiros como forma de incentivo. As categorias contempladas são: “Cinema de Rua ou Cinema Itinerante”, que envolve serviço de espaços abertos, em locais públicos e em equipamentos móveis, de modo gratuito; e “Cineclubes”, que envolve grupo de pessoas ou associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a verem, discutirem e refletirem sobre o cinema.

Os editais podem ser vistos na íntegra na aba de editais.