O Festival “MundoZito” chegará à Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, neste sábado (23), com uma programação que contará com diversas atividades, como a contação de histórias, jogos lúdicos, teatro de bonecos, para crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. O evento começa às 9h e irá até as 17h. O projeto é realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Programa Semear.
Desenvolvido em 2021, o “MundoZito” fará sua estreia presencialmente, e por meio de ações de entretenimento, irá oferecer um material que seja recreativo e, ao mesmo tempo, interessante para o desenvolvimento da criança na sua relação com os pais e com o mundo.
Cássio Tavernard, um dos idealizadores da iniciativa, apresenta os destaques da programação. “O festival começa a partir de três pilares: cinema, teatro e música. Dentro desse guarda-chuva, vai oferecer várias oficinas, como as de percepção musical, de iniciação às artes visuais, contação de história, espetáculos de teatro de bonecos, e mostras de produção de cinema de animação do Pará”, descreve o artista.
“Teremos sessões de manhã e à tarde, e em alguns momentos serão feitas várias ações ao mesmo tempo para que se possa ter muitas opções. Parte do conteúdo que irá acontecer de manhã, vai poder ser visto também à tarde com pequenas diferenças, para sempre ter uma novidade ao longo do dia. Além disso, terá uma praça de alimentação, nossa feira gastronômica e criativa”, finaliza Tavernard.
O espaço também contará com locais acessíveis, intérpretes de libras e audiodescritores, consultoria em audiodescrição e voluntários que atuarão como guia-vidente, condutores de cadeira de rodas, e intermediadores na comunicação de crianças surdas participantes do evento.
O projeto reúne vários artistas, como Ester Sá, que irá comandar a contação de histórias, a banda Bando Mastodente, a versão infantil da trupe dos Mastodontes, a Banda Zito Trio, criada para a versão digital e responsável pela trilha sonora original, e os cantores Andro Baudelaire e Ricardo Aquino, entre outros participantes.
“Vou contar duas histórias no palco central, a do Pedro Malasartes e o Pássaro Lapão, e da Vitória Régia, além de apresentar o evento com o Cleber Cajun. E as crianças podem me ver também cantando com o Zito Trio”, finaliza Ester Sá.
Programa Semear - A Fundação Cultural do Pará, por meio do Programa Semear (ou Lei Estadual de Incentivo à Cultura), busca estimular a produção cultural e artística do Estado através do suporte financeiro, concedendo incentivo fiscal aos contribuintes que patrocinam projetos culturais.
A secretária Executiva do Semear, Carmem Fischer, falou sobre a importância de ter festivais culturais infantis.
“O Festival Mundozito apresenta um mundo lúdico, mágico e criativo, voltado para o desenvolvimento ético, estético e humano de crianças, à medida que possibilita o acesso ao direito à cultura, promovendo a inclusão e a informação tão importantes na formação na vida da criança”, descreve a secretária do Semear.
“O Programa se faz presente no incentivo de projetos culturais como o Festival Mundozito, que foi contemplado pelo nosso edital. O Semear se dispõe em incentivar produções de cunho cultural, e principalmente para o fomento de conhecimento infantil”, conclui Fischer.
UsiPaz – Local do "MundoZito", a Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
As Usinas da Paz também contam com todos os espaços que atendem as demandas de acessibilidade, com áreas de passeio com piso tátil que se conectam aos prédios através de rampas fluidas. O interior dos prédios também conta com pontos de apoio, como banheiros pessoas com deficiência e placas informativas em Braille.
Serviço:
Festival "MundoZito"
Data: 23 de setembro
Local: Usina da Paz do Icuí-Guajará - Estr. Icuí-Guajará, 10, Ananindeua.
Horário: das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Confira a programação completa, clicando aqui