Fundação Cultural do Pará realiza no Curro Velho a 3° edição do Projeto 'Entre Nós'

A artista paraense Ester Sá compartilhou com o público sua trajetória, iniciada em oficinas no Curro Velho
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
01/09/2023 09h45 - Atualizada em em 01/09/2023 09h49

A terceira edição do “Entre Nós: Experiências Formativas e Socioeducativas em Artes” foi realizada nesta quinta-feira (31), as 9 h, no teatro do Núcleo de Oficinas Curro Velho, vinculado à Fundação Cultural do Pará (FCP). O evento teve a participação da artista paraense Ester Sá, que compartilhou sua trajetória com o público.

O projeto realiza suas atividades desde março de 2023, com a finalidade de abordar vivências, com pesquisadores e profissionais do setor cultural. A cada edição, um artista relata experiências artísticas e pessoais de sua trajetória, trazendo também diálogos sobre cultura popular.

Para o idealizador do projeto, Ednaldo Britto, o “Entre Nós” é um compartilhamento de experiências muito importantes para profissionais da área, e ainda para estudantes que frequentam o Curro Velho. “Que o nosso projeto continue promovendo encontros como esse, que faça a gente enriquecer a partir das experiências dos nossos artistas convidados em seus campos de atuação”, disse o servidor.

“O Entre Nós tem promovido experiências formativas. Em seu primeiro momento, trouxemos um profissional do campo audiovisual. Na segunda edição, um atuante no campo da música, e agora uma artista que tem multiplicidade em artes. Nós já estamos trabalhando em uma quarta edição, que será divulgada em breve”, informou Ednaldo Britto.

Inspiração - Estudantes das oficinas do Curro Velho e fãs de Ester Sá participaram do encontro. Cerca de 70 pessoas assistiram à artista compartilhar suas histórias. Uma das participantes, Izana Santana, contou que a cantora a inspirou a procurar aulas de teatro.

“Faço aulas de violão aqui na Fundação, e é a primeira edição que participo. Para mim, foi muito proveitoso, pois através da fala dela e das suas experiências eu pude entender que quero entrar nas artes cênicas. Quero tentar me encontrar nessa área, e quero trazer minha filha para esse campo”, disse Izana.

Ester Sá é atriz, encenadora, contadora de histórias, escritora, produtora e cantora graduada pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao longo da carreira, recebeu vários prêmios, participou de comissão de premiação nacional, coordenou festivais de teatro e participou de projetos de circulação nacional e regional, como o Palco Giratório, em 2005, e Sesca Amazônia das Artes, em 2017.

Reencontro - Para ela, o Núcleo Curro Velho é um espaço muito especial, pois foi onde começou sua trajetória profissional, e voltar ao local como uma artista convidada a emocionou. “Eu não tinha pensado no que iria falar. Saiu naturalmente, como uma conversa entre amigos. É um momento de celebração, pois o Curro fez parte da minha formação e de milhares de artistas”, destacou.

“Hoje, criamos juntos diversas realidades a partir de histórias em que as pessoas se identificam, formando uma energia de conexão. Unimos todas as linguagens para entender que artistas de outras áreas entendam umas às outras. Parece ser tudo separado, mas nós somos unidos; somos todos artistas”, concluiu Ester Sá.

O Projeto “Entre Nós” seguirá ao longo deste ano, com artistas das mais diversas áreas. O objetivo é promover experiências de caráter formativo e socioeducativo aos técnicos, instrutores, oficineiros e alunos que trabalham e participam dos módulos de oficinas regulares.