A Casa das Artes, integrante da Fundação Cultural do Pará, exibirá filmes feitos por alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), na próxima sexta-feira (25), às 18h30, no cine auditório Alexandrino Moreira. As sessões serão abertas ao público que tem interesse no cinema local.
Os filmes exibidos são “Ladrão”, de Felipe Cordeiro, e “Fotógrafo de Família”, com direção de Denise Espíndola. O dois longas-metragens serão lançados no mesmo dia. As obras foram feitas como trabalho de conclusão de curso (TCC).
A proposta do lançamento desses filmes é fomentar o interesse no cinema local, e mostrar a capacidade dos seus alunos em produzir seus próprios longa-metragens, mostrando sua criatividade e desempenho.
Laís Bentes, técnica em gestão cultural, destaca a importância em dar valor a produções paraenses. “Fazer uma sessão de exibições de filmes dos estudantes de cinema da UFPA, na Casa das Artes, é muito importante para que toda a sociedade paraense possa ter o entendimento do que está sendo feito por esses alunos maravilhosos e esforçados”, disse a técnica.
“Ainda é muito desconhecido o que é produzido em Belém, no campo do audiovisual e a fundação vem como um apoio para que sessões como essas sejam exibidas, mas nós somos apoiados também, os professores da universidade como o Alex Damaceno e o Marco Antonio Moreira vêm dando esse suporte”, finaliza Laís.
Denise Espíndola, formanda em Cinema e Audiovisual pela UFPA e diretora do filme “Fotógrafo de Família”, fala um pouco sobre sua primeira experiência como diretora, e a sensação de ter criado um longa-metragem. “É uma sensação de conclusão, pois desde a primeira ideia que originou o 'Fotógrafo de Família', pensei em contar uma história na qual as pessoas pudessem se identificar e ver isso acontecer traz o sentimento de realização. No filme, exploro lembranças de infância e minha relação com a fotografia analógica; vai ser muito gratificante se o filme proporcionar algum resgate de memória coletiva da época retratada”, descreve.
“Viabilizamos a produção através de uma vaquinha divulgada nas redes sociais, sorteios e doações, além de apoios que foram fundamentais para a realização do filme. Iniciamos a pré-produção em abril de 2022 e as gravações aconteceram em junho, após isso, entramos na etapa de finalização, que se estendeu até maio de 2023.
O processo de planejamento e realização do filme foi muito intenso e trabalhoso, envolveu cerca de 60 pessoas entre equipe técnica e elenco”, finaliza Denise.
Serviço
Sessão de lançamento de filmes da UFPA.
Data: 25 de agosto
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Cine Auditório, Casa das Artes.
Entrada gratuita