Notícias

Projeto 'Faça você mesmo' estimula criatividade no mercado de trabalho

Inscrições estão abertas ao público até o próximo dia 16, e a iniciativa é parceria da Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Sectet
Por Álvaro Frota (FCP)
09/08/2023 16h21 - Atualizada em em 09/08/2023 17h15

Construir, consertar e recriar objetos, um projeto com a proposta do “Faça você mesmo”, pensada para atender uma necessidade de adaptação ao mercado de trabalho e aos novos meios tecnológicos, está com as inscrições abertas ao público até o próximo dia 16. O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

A iniciativa quer preparar os alunos para o novo mercado de trabalho, capacitando-os para programação, pensamento computacional, robótica, inteligência artificial, modelagem e impressão 3D. 

Os cursos oferecidos pelo Amazon Maker são de Programação e Robótica, Modelagem, Informática Básica e Impressão 3D. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, nos espaços da Fundação Cultural: Centur, Casa das Artes, Casa da Linguagem e Curro Velho.

O objetivo é incentivar pessoas a pensarem de forma criativa, eficiente, lúdica e prática, a fim de resolver os problemas gerados pelo cotidiano com ênfase no mundo do trabalho. Podem se inscrever adultos e adolescentes a partir de 14 anos.

“A cultura maker está entre nós, e este conceito surgiu da vontade e da necessidade das pessoas de construir e produzir objetos por conta própria. O surgimento de novas tecnologias como a placa arduíno, impressoras 3D, cortadoras a laser e kits de robótica incentivou e popularizou esse movimento. Pensado nisso, e como forma de acompanhar as mudanças constantes em diversos âmbitos, firmamos a parceria entre FCP e Sectet com propostas inovadoras, além de proporcionar novos desafios didáticos e estruturais com grandes estímulos a nossa comunidade com a arte de aprender fazendo por conta própria”, avalia o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Inovação - O estímulo à criatividade e ao raciocínio no trabalho em conjunto é um dos principais benefícios da Cultura Maker, já que o curso de programação e robótica vai muito além da programação de robôs. Trata-se de um processo de aprendizagem. 

O conhecimento de informática é um requisito essencial no currículo, por isso o curso de informática educativa oferece ao participante toda a informática básica, desde conceitos do sistema operacional até o uso prático e técnico de aplicativos de textos e planilhas, trazendo opções importantes que facilitam a vida e a organização do trabalho.

"Mão na massa" - A Cultura Maker tem a premissa de que todos podem fabricar, construir, consertar e recriar objetos com as próprias mãos. É a lógica de “colocar a mão na massa”, buscando soluções simples para problemas complexos. A FCP acredita que pode tornar o aluno um vetor de empoderamento, fortalecendo a ideia de autonomia, estimulando assim uma atitude ativa como também valoriza sempre a inovação e o espírito empreendedor. É o que também acredita o aluno Ray Oliveira nascimento, que já participou do primeiro módulo do curso.

“Eu fiz um curso de informática básica, no qual eu aprendi a fazer digitação, centralizar textos, e outras várias funções. Nesse curso eu fiz impressões 3D, no qual aprendi a fazer bonecos e objetos, através do computador. Assim, o Amazon Maker me ajudou em várias coisas, através da digitação que eu não sabia, me ajudou a aprender, consertar e recriar objetos, no qual podíamos fazer qualquer objeto, qualquer um mesmo. Estou gostando bastante e considero os cursos ótimos! Já chamei até meus amigos para participar e aprender também”, conta Ray.

Assim, o ensino Maker contribui para um melhor desempenho e participação dos estudantes em atividades escolares, contribuindo também para o aumento da capacidade socioemocional. Nos laboratórios de inovação e tecnologia há uma variedade de materiais e equipamentos que viabilizam a concretização desse conceito.

“No mês de maio tivemos a implantação dos Laboratórios Makers em nossos espaços culturais voltados para que os alunos transformem a teoria em prática, lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata. Podem ser brinquedos, robôs, aplicativos, enfim, tudo que for da vontade desses alunos, sendo estes ambientes destinado a dar suporte a estas realizações. Zelamos pela liberdade de criação, inovação, compartilhamento de projetos, além de trabalho em equipe. Nossos instrutores estão sempre por perto para passar a base teórica necessária para os alunos, nunca podando a criatividade, mas sim incentivando para que inovem cada vez mais”, informa a coordenadora do projeto pela Sectet dentro dos espaços da fundação, Juliana Monteiro Nery.

Cada espaço da Fundação tem seu próprio formulário de inscrição. Os interessados podem escolher onde cursar, mas precisam ficar atentos para se inscreverem no lugar correto. Mais informações no site www.fcp.pa.gov.br

Serviço: Amazon Maker 

Período de Inscrições: 04 a 14/08, com início dos cursos dia 16.

Curro Velho: Curso de Modelagem e Impresão 3D

Turma de segunda e quarta de 9h às 12h.

Turma de terça e quinta de 9h às 12h.

Link: https://encurtador.com.br/uKPVW

Casa das Artes: Curso de Modelagem e Impresão 3D

Turma de segunda e quarta de 9 às 12h.

Turma de terça e quinta de 9 às 12h.

Link: https://encurtador.com.br/dqtU0

Casa da Linguagem: Curso de Modelagem e Impresão 3D

Turma de segunda e quarta de 9h às 12h.

Turma de terça e quinta de 14 às 17h.

Link: https://encurtador.com.br/CDLUV